Liderar a distância, um novo desafio para os gestores

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

Gerir projetos trabalhando em home office pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Coordenar equipes e projetos de forma remota é uma atividade costumeira na história da Uninter , que sempre apostou no desenvolvimento da educação a distância.

A pandemia fez com que essa prática ganhasse uma nova dimensão, levando muitas equipes que tradicionalmente atuavam no mesmo espaço para um novo cenário de trabalho. O papel de líderes e gestores se transformou, exigindo dessas pessoas que desenvolvessem novas habilidades comunicativas para manter suas equipes motivadas e trabalhando em sintonia.

Um grande exemplo desse trabalho é o que faz Francieli Carvalho, coordenadora da Escola de Polos da Uninter. Ela é responsável por gerir as integrações acadêmicas, orientações técnicas do trabalho dos colaboradores e a preparação dos polos para receber os alunos da Uninter. “O departamento que eu coordeno hoje tem como objetivo fazer a formação de todos os profissionais que atuam nesses locais”, explica.

Além dos alunos de ensino superior, a Escola de Polos também prepara a estrutura para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Uninter. O EJA é a modalidade de ensino destinada ao público que não completou o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.

Francieli iniciou na instituição trabalhando com a tutoria de Pedagogia, em 2006, quando havia somente 6 cursos de graduação ativos na época. Ela afirma que a postura como líder não muda com o tamanho da equipe, sejam 5 ou 400 pessoas, e ressalta a empatia como importante ferramenta para fazer seu trabalho. “É essencial que você tenha em mente, como líder, que você trabalha com pessoas e só por meio das pessoas você consegue fazer seu trabalho e atingir os objetivos”, destaca.

 Liderança

O perfil de liderança requer competências como o planejamento e a organização. De acordo com Francieli, existem outras habilidades que também são importantes para que a liderança seja bem-sucedida, tanto em âmbito educacional quanto corporativo.

A comunicação é uma das principais qualidades em todas as áreas profissionais e faz grande diferença quando se está encarregado de coordenar equipes. Saber ouvir os colegas e identificar ideias fortalece o trabalho e cria conexões entre o grupo.

Além disso, inovar no modo de fazer as coisas e trabalhar com as diferenças também agregam na busca por eficiência. Francieli ressalta a importância de fazer do ambiente de trabalho um ambiente saudável e inspirador para seus colaboradores.

A temática do trabalho integrado foi o assunto do programa EJA POP, transmitido pelo canal de YouTube da Escola Superior de Educação da Uninter no dia 06.out.2021. Com a participação de Maria Tereza e Daniel Tramonti, membros da equipe do EJA da Uninter, Francieli Carvalho contou sobre sua trajetória e sua experiência em liderança dentro da instituição. Você pode conferir o programa completo clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Armin Schreijäg/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *