Lean Six Sigma: metodologia comprova com fatos e dados a sua eficiência

Autor: Karla Marcolin - estagiária de jornalismo

Em um mundo competitivo é primordial que as empresas identifiquem os desperdícios e saibam utilizar, da melhor forma, os recursos que possuem.

Pensando nisso, uma empresa do segmento de comercialização de produtos médicos hospitalares, localizada em Curitiba, aceitou o desafio de implantar a metodologia Lean Six Sigma para melhorar o seu desempenho.

A técnica refere-se à integração das metodologias Lean e Six Sigma. No qual, a Lean foca nas métricas para melhorar os processos através da redução de lead time (tempo de ciclo, ou seja, o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término), set up (tempo de troca entre os processos), takt time (relação entre o tempo disponível para a produção e a demanda de mercado) e OEE (Overall Equipment Effectiveness ou eficácia geral do equipamento). Já a Six Sigma estabelece um conjunto de soluções de problemas por meio do uso da estatística, geralmente com o software MINITAB, programa voltado para esse fim e que ajuda a comprovar fatos e dados.

Devido à sua contribuição para otimização de processos, em 1988, a metodologia Lean Six Sigma foi condecorada com o Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige, tornando-se conhecida e difundida em grandes empresas como KODAK, ABB, Sony e General Eletric.

O estudo foi divulgado em um artigo de autoria de Rafael da Silva Menino, graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Uninter, e Sergio Luiz Pirani, mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná e professor do curso de Engenharia de Produção Graduação e Pós-Graduação da Uninter. O artigo intitulado Análises dos processos do serviço de atendimento ao cliente (SAC) através da metodologia Lean Six Sigma: um estudo de caso, foi publicado no Caderno Progressus, um dos oito cadernos acadêmicos da Uninter.

Por meio de uma entrevista com uma colaboradora do SAC, área recentemente criada pela empresa do estudo, o estudo buscou detectar algumas falhas de processo. O primeiro aspecto observado foi que a área em questão absorveu demandas de outros setores, comprometendo a eficiência e a produtividade. E, posteriormente, a falta de sistematização dos processos para lançamento de informações das várias etapas do atendimento da chamada gerou grande concentração de atividades, registros e controles manuais, bem como desperdício de tempo e de mão de obra.

Em seguida, foram medidas as variáveis para explicar o comportamento de dados. Como proposta de melhoria, sugeriu-se eliminar os desperdícios do SAC com as seguintes medidas: disponibilizar uma planilha de transportadora por região, transferir operação à logística, sistematizar operação para consulta visual (SAC e cliente) e transferir operação ao Suporte Técnico.

Com isso, a empresa conseguiu otimizar os processos, com a redução do desperdício de tempo em atividades desnecessárias. A implantação do Lean Six Sigma comprovou, através de dados e fatos, a eficiência de tal metodologia.

A divulgação de artigos por meio dos cadernos e das revistas científicas faz parte da uma política de estímulo, apoio e divulgação da pesquisa científica da Uninter. Conheça as demais publicações científicas e eventos acadêmicos na página da Coordenação de Pesquisa e produções Acadêmica.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Karla Marcolin - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *