FORMAÇÃO SUPERIOR

Lançado o primeiro curso a distância de Psicopedagogia no Brasil

Uma noite de questionamentos, palestras com grandes nomes da área e muita emoção. Assim foi o lançamento do primeiro curso de graduação em Psicopedagogia a distância do Brasil pela Uninter. Às 19h do último dia 19, o auditório do campus Garcez, em Curitiba, estava lotado de estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e colaboradores do Grupo Uninter. A psicopedagogia no século 21 foi o tema central do encontro.

“Sem a avaliação da psicopedagogia, nossas crianças ficam em sala de aula completamente excluídas”, disse a gerente de projetos do Instituto IBGPEX, Adenir Fonseca, lembrando da importância do diagnóstico do psicopedagogo. Já a diretor da Escola Superior de Educação da Uninter, Dinamara Machado, lembrou dos obstáculos percorridos até a o lançamento do curso. “Essa é uma noite para comemorações”, afirmou.

O vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, saudou os envolvidos no lançamento do curso e parabenizou a coordenadora. “Esse curso parecia uma realidade distante, mas não existe nada intangível. Estamos fazendo um bem para o Brasil inteiro cuidando de nossas crianças”, disse Bernardi. “O nosso objetivo aqui é realmente fazer a diferença”, disse a coordenadora do curso, Genoveva Ribas Claro.

Trabalhando no projeto há mais de dois anos, ela explica que a matriz curricular foi pensada unindo teorias da Pedagogia e da Psicologia. O curso tem duração de três anos e o aluno que se formar bacharel atenderá em consultório, porque o foco é mais clínico. Já o licenciado é voltado para atendimento escola. “Vai ajudar os professores e crianças, vai fazer projetos, lidar com questões de violências. Existem vários campos”, explica a coordenadora.

O primeiro palestrante da noite foi Mário Negrão. Ele abordou dificuldades da neurociência, teoria do conhecimento e contraste entre o mundo antigo e mundo moderno. O segundo palestrante, Alisson Rogério Siqueira, que é psicólogo, falou sobre psicopatias. Os dois falaram sobre as implicações de cada tema dentro da psicopedagogia.

 

Embed HTML not available.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

8 thoughts on “Lançado o primeiro curso a distância de Psicopedagogia no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *