Inteligência artificial e automação entram em rota de formação profissional

Autor: Icaro Palha - estagiário de jornalismo

 A Uninter anunciou novos cursos profissionalizantes em áreas estratégicas como inteligência artificial, automação e eletrônica. As novidades foram destacadas no programa Momento Carreira, exibido pela TV Uninter e apresentado pela professora Cyntia Santos. 

O programa recebeu a diretora da Unintertech, Christiane Kaminski, e a professora Neliva Tessaro. Durante a conversa, elas abordaram como essas formações de curta duração têm contribuído para a inclusão, a empregabilidade e a transformação social, especialmente por meio da modalidade de ensino a distância. 

Os cursos profissionalizantes são voltados para o desenvolvimento de habilidades práticas e específicas. Diferentes dos cursos técnicos, que exigem o ensino médio em andamento ou concluído, os profissionalizantes podem ser feitos por quem está finalizando o ensino fundamental. Ao permitir que o estudante vivencie conteúdos aplicados e conheça a rotina de diferentes profissões, os cursos profissionalizantes ajudam a construir confiança e abrir caminhos. Já os cursos técnicos, com duração média de um ano a dois anos e meio, aprofundam o conhecimento em áreas específicas e garantem diploma reconhecido nacionalmente. Ambos contam com apoio de professores especializados, materiais que unem teoria e prática. 

Segundo a professora Christiane Kaminski, “a ideia é que o aluno possa se capacitar com rapidez, flexibilidade e foco em áreas que realmente geram oportunidades”. Já a professora Neliva Tessaro destacou que “a educação técnica é uma forma de inclusão e transformação. Ela permite que pessoas de diferentes idades e contextos tenham acesso a uma formação que muda vidas e abre portas no mercado de trabalho”. 

As novas formações foram pensadas para atender às exigências atuais do mercado, com foco em tecnologia, saúde e indústria. Além dos cursos em inteligência artificial e automação, a Uninter lançou 28 especializações técnicas em áreas como enfermagem, eletrônica, logística, gestão ambiental e desenvolvimento de sistemas. A formação técnica tem ganhado cada vez mais espaço como alternativa eficaz para suprir demandas profissionais.  

“A EAD permite que o aluno construa sua trajetória de forma personalizada, com autonomia, mas sem abrir mão do acolhimento. Ele sabe que pode contar com o suporte dos polos, professores e canais de atendimento sempre que precisar”, ressaltou a professora Neliva. 

Confira o episódio do programa e conheça mais sobre os cursos que estão moldando o futuro da educação profissional. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Icaro Palha - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *