IBGPEX realiza treinamento para acessibilidade e inclusão
Autor: Igor Horbach Carvalho - estagiário de jornalismo
O Instituto IBGPEX realizou um treinamento de acessibilidade e inclusão voltado para empresas convidadas, representadas por profissionais de gestão de pessoas, no dia 2 de abril de 2025, com patrocínio do polo Carlos Gomes da Uninter. O evento, que ocorreu nos períodos da manhã e tarde, abordou temas essenciais para o ambiente de trabalho, como direitos, deveres, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), linguagem inclusiva e acessibilidade no local de trabalho. A programação foi encerrada com uma roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão.
A iniciativa reforçou a importância de preparar os participantes para lidar de maneira mais inclusiva e respeitosa com pessoas com deficiência, destacando a relevância de um ambiente acessível e acolhedor.
“O objetivo foi disseminar a cultura da inclusão de pessoas com deficiência orientando uma prática de recrutamento inclusiva e não discriminatória”, destaca a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.
Para a advogada patronal, especialista em Direito do Trabalho e membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, Alessandra Barancelli, o evento foi fundamental para fortalecer o debate sobre diversidade e inclusão no ambiente corporativo. “A nossa legislação, a Lei Brasileira de Inclusão, está completando 10 anos, mas os direitos das pessoas com deficiência existem desde a Convenção Internacional dos Direitos Humanos. Uma vez redigidas, as leis precisam ser cumpridas na sua integralidade, e a maior dificuldade que percebo junto às empresas é o cumprimento de cotas para pessoas com deficiência”, destaca.
A capacitação também impactou positivamente os participantes. A integrante do time de cultura organizacional da Central Ailos, Karina Tamarac de Quioto, que viajou de Santa Catarina até Curitiba para o evento, compartilhou a importância do treinamento tanto em sua vida pessoal quanto profissional. “Quanto mais a gente se envolve nesse tipo de movimento, mais a gente aprende. E, enquanto profissional, trabalhar com diversidade, equidade e inclusão nos ajuda a construir um ambiente mais acolhedor e respeitoso”, afirma.
A analista de pessoas e cultura na Elco Engenharia, Nathalia de Macedo Vieira, reforçou o papel transformador do treinamento ao discutir os desafios no recrutamento e na inclusão de profissionais com deficiência. “Nós que trabalhamos com pessoas temos que ter essa visão para desenvolver e incluir essas pessoas dentro da empresa da melhor forma possível, sem excluir ninguém e trazendo-as para perto”, finaliza.
Entre as empresas participantes, estiveram também o Grupo Zonta, Câmara Municipal de Curitiba, Uninter Educacional, Multipetro Comércio de Combustíveis, Supermercados Goes, V.Weiss Logistica e Transporte, Grupo Positivo, Fagundez Distribuição, Küster Machado Advogados e Fertipar Fertilizantes do Paraná.
A iniciativa destaca a relevância de promover a inclusão de maneira efetiva, valorizando o potencial das pessoas com deficiência e fortalecendo um ambiente de respeito e equidade para todos.
Autor: Igor Horbach Carvalho - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Igor Horbach Carvalho