Habitação, identidade de gênero, trabalho infantil… o mundo das humanidades na Rádio Uninter

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Vivemos em uma sociedade plural formada por grupos de pessoas com claras distinções em termos de identidades, necessidades e conflitos. Muitas vezes o Estado assume a responsabilidade de administrar eventuais conflitos que possam surgir em função dessas diversidades. Na Rádio Uninter, o programa Humanidades aborda conteúdos que afetam diretamente o dia a dia de diversos grupos sociais, com o intuito de trazer informação e quebrar tabus do senso comum.

O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, das 14h30 às 15 horas, com apresentação de Evandro Tosin. Em todas as edições, ele recebe um convidado especialista no tema escolhido, que tira dúvidas sobre pontos que costumam ser confusos para os cidadãos.

Na primeira edição, o assunto abordado foi pessoas em situação de rua, com a presença da professora Neiva Silvana Hack, do curso de Serviço Social da Uninter. Coordenadora do projeto POP Rua, ela explicou algumas características e aspectos sociais que levam uma pessoa a estar em situação de rua, e qual o dever do Estado na criação de políticas públicas para melhorar o acesso da população à moradia.

O assunto moradia e habitação social também foi tema de um programa na emissora, que recebeu outra professora de Serviço Social da Uninter, Valdirene da Rocha Pires. A convidada trouxe à tona uma perspectiva diferente de moradia, usando o termo habitação de interesse social, ou seja, a proposta de moradia de fácil acesso a todos.

Um tema bastante confuso e que já produziu várias interpretações equivocadas é a identidade de gênero, também abordado no programa. O preconceito em relação ao tema é gerador de violência e exclusão, conforme explicou a professora Thayz Conceição. Ela destaca a urgência de a sociedade começar a entender melhor as diversas formas de identidade de gênero que estão presentes em nosso meio, dando voz a cidadãos que pedem espaço e o direito de existir livremente.

Além dessas temáticas, em 2019 o programa também tratou da reforma da Previdência, da atuação do terceiro setor, de questões étnico-raciais e trabalho infantil. Você pode ouvir todas as edições anteriores no site da Rádio Uninter e também no MixCloud.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Cícero Omena/Wikimedia Commons


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *