A cena underground faz a web vibrar na Rádio Uninter

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

O programa Nosso Rock está na grade de programação da Rádio Uninter desde 2013. Com a proposta de dar visibilidade para a cena musical underground de Curitiba (PR), o programa é um dos projetos de extensão dos cursos de comunicação da Uninter, e conta com a participação de estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.

A transmissão acontece ao vivo todas as quartas-feiras, às 18h30, sempre com convidados que fazem parte da cena alternativa da cidade. Desde a reformulação da Rádio Uninter, em 25 de setembro de 2019, foram ao ar 11 episódios, incluindo conversas sobre a cultura underground, o crescimento do movimento alternativo na capital e, claro, muito rock n’ roll.

O multi-instrumentalista Rodrigo Nickel, responsável pelo projeto solo Odir Irgel Rock, foi o convidado que inaugurou o programa dentro dessa nova fase, no dia 25.set.2019. Guiado pelas apresentadoras Barbara e Bruna, Nickel falou um pouco sobre a importância da versatilidade dentro do rock e aproveitou o espaço para contar histórias da sua carreira e de projetos pessoais.

Já na edição seguinte, no dia 02.out.2019, a conversa foi marcada pelo tema “crescimento do rock autoral em Curitiba”. Gi e Jef, apresentadores da vez, receberam a banda Caps Stones, que está junta há quase 8 anos, para conversar sobre o tema. Para o grupo, apesar da efetiva melhora dentro do cenário alternativo, ainda falta muito incentivo, principalmente quando se trata de músicos autorais.

Apesar do nome, engana-se quem pensa que o Nosso Rock fala apenas do cenário musical. No quinto episódio (23.out.2019), por exemplo, Barbara e Bruna receberam o ilustrador Christiano Carstensen para conversar sobre projetos alternativos da cena underground. Ele é um dos idealizadores do Cidade Fria, um projeto sem fins lucrativos que busca reunir, em um livro ilustrado, roteiros, contos e poesias de dezenas de artistas da cena underground curitibana.

Durante esta nova fase, o programa também discutiu temas como a função social do rock’n roll, as transformações necessárias para se manter na ativa dentro da cena underground e conversou, até mesmo, sobre as pautas politizadas dentro da cena.

A última edição de 2019, que foi ao ar no dia 18.dez.2019, contou com a presença do produtor e organizador de eventos Marcos Schneider, que conversou com Barbara e Jef sobre a importância de dar apoio às bandas undergrounds. Ele aproveitou para divulgar o primeiro Araucária Metal Fest, festival de rock que acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020.

O programa Nosso Rock é transmitido ao vivo, toda quarta-feira, às 18h30, e é reprisado às segundas (11h30) e às sextas (23h), pela Rádio Uninter. Todas as edições do programa foram convertidos em podcast e estão disponíveis no site da emissora para você ouvir quando e onde quiser.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


1 thought on “A cena underground faz a web vibrar na Rádio Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *