Gravidez requer cuidado redobrado no trabalho

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

A gravidez pode ser um período muito feliz para a gestante e para a família, mas é um momento que requer muitos cuidados, principalmente no local de trabalho. Prestar atenção nas sinalizações, evitar usar sapatos com saltos e utilizar a ajuda de um corrimão ao descer e subir escadas são alguns meios de prevenir acidentes. ‘’Uns dos acidentes mais comuns em gestantes são as quedas de mesmo nível ’’, diz a doutora e médica do trabalho da Uninter, Cintia De Almeida.

Além disso, é importante que a gestante siga algumas dicas para garantir a sua saúde e a do bebê. Por exemplo, adquirir hábitos saudáveis, ter uma alimentação balanceada, ingerir muita água, realizar atividade físicas leves e não fazer muito esforço físico, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e manter uma postura tranquila para evitar estresses que o trabalho pode ocasionar.

O primeiro passo ao descobrir a gravidez é procurar um médico para iniciar o pré-natal. Em seguida, a mulher precisa avisar a empresa para receber cuidados e orientações para conseguir realizar as suas tarefas. Neste momento, também serão passadas as informações sobre a licença maternidade e outros direitos que a gestante possui durante esse período. Segundo a CLT, alguns deles são:

  • Preservação do emprego ao confirmar a gravidez até cinco meses após o parto;
  • Licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo do salário (art. 392 da CLT);
  • Dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de consultas e exames (§4º, inciso II do art. 392 da CLT);
  • É assegurado à mulher durante a jornada de trabalho dois descansos especiais de 30 minutos cada um, que inicia após o retorno ao trabalho até os 6 meses de idade da criança.

 

As precauções devem vir de ambos os lados, tanto da colaboradora quanto do local trabalho, assim a produtividade e o bem-estar se mantém. Portanto, para garantir a saúde do bebê e da mulher é fundamental que ocorram cuidados redobrados durante este período tão especial. ‘’A importância do auxílio da gestante na empresa é para garantir uma gestação tranquila, saudável e segura, além de garantir a saúde e segurança do bebê’’, diz Cintia.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *