Global Meeting Uninter debate estudos para paz

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

A paz pode ser definida como os esforços dos países em solucionar conflitos. O comportamento humano é o que define as causas e os efeitos do que vai acontecer no ambiente em que vivemos, definido pela influência da cultura construída ao longo da vida de cada indivíduo. Parte dessa cultura é construída pela educação, que, seja por meio da família ou da escola, precisa estar atrelada a uma relação de respeito humano.

O fortalecimento do coletivo social, sem desprezar a individualidade de cada cidadão, é uma necessidade a ser construída por meio da cultura e da educação para que as relações de paz também prevaleçam. A desigualdade social e os conflitos decorrentes dela não são exclusividades de países pobres e, portanto, de competência única de regimes de estado, mas sim uma questão do indivíduo e de sua coletividade.

O mundo hoje está horizontal. Existe uma interdependência cada vez maior entre os países, e qualquer interrupção na dinâmica desses relacionamentos interestatais gera conflitos de variadas causas, como de sentido político, ideológico ou religioso. Independentemente da motivação, todos eles vão trazer impactos.

“Estamos vendo aí conflito Rússia e Ucrânia, buscando sentidos para isso. Guerra não tem sentido, guerra não soma em nada, ela é um retrocesso, mas qual o efeito disso? Aqui no Brasil, a gente sentiu muito, assim como no mundo inteiro”, explica o professor e doutorando em Cultura da Paz Melkzedek Calabria.

O Brasil é reconhecido como referência no agronegócio. O Paraná, em especial, é um dos principais estados brasileiros do cinturão do agronegócio nacional, e a Rússia é detentora de 85% da matéria-prima utilizada em fertilizantes para a produção agrícola. O conflito no Leste Europeu refletiu nos produtores rurais no Brasil inteiro.

O direito internacional é revisto em momentos de crise e conflitos dessa magnitude. Quando uma nação é pautada na cultura de paz e zela pela dignidade da vida, preza pela educação como principal patrimônio, essa é uma aposta para um futuro promissor para a sociedade. “A educação serve pra quê? Por que fazer um curso, estudar? Não é simplesmente o diploma, […] mais que isso, a educação é garantidora da felicidade humana”, finaliza Melkzedek.

O debate sobre a paz é necessário para a redução da desigualdade. O ser humano se difere enquanto espécie pela questão do diálogo, então o debate é importante. Com base no diálogo, é necessário aprofundar o papel do indivíduo na sociedade. É preciso discutir qual a diferença que será feita por cada pessoa, despertando em si a missão como ser humano para fazer a diferença na vida das pessoas.

Uninter promoveu o evento Global Meeting para tratar o tema Redução da Desigualdade e os estudos para Paz. O evento contou contou com aulas ao vivo, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2022, na busca de construir um futuro melhor e uma sociedade pacífica e inclusiva, proporcionando acesso à justiça para todos. Cada transmissão pode ser conferida neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *