Fundação Wilson Picler presta homenagem a colaboradores Uninter em culto ecumênico

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Os últimos dois anos foram marcados por grandes desafios e pela perda de muitas pessoas queridas. Com o intuito de relembrar e homenagear a história e o legado dos colaboradores da Uninter já falecidos a Fundação Wilson Picler (FWP), em parceria com o centro universitário, realizou o Culto Ecumênico de Celebração da Vida no dia 26 de agosto de 2022.

A data marca um ano da partida do professor Germano Bruno Afonso, doutor em Astronomia e Mecânica celeste, que foi um dos criadores e primeiro presidente da FWP. O cientista lecionou Astronomia para o chanceler da Uninter, Wilson Picler, no curso de Física e na iniciação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Assim como o astrônomo, outros 16 profissionais deixaram amigos e familiares, que puderam acompanhar o evento presencialmente no auditório do campus Garcez da Uninter e por meio de uma transmissão ao vivo, no canal do Youtube da Escola Superior de Educação.

“Todos são igualmente importantes, deram sua colaboração para a Uninter e merecem o mais profundo respeito”, afirmou Picler.

O chanceler realizou a abertura da solenidade ao lado do reitor, Benhur Gaio, e do vice-reitor e atual presidente da Fundação, Jorge Bernardi.

O reitor lembrou a primeira vez em que Germano chegou em sua sala com a proposta de trabalho em relação à Astronomia e que trouxe toda a bagagem da convivência que tinha com a comunidade indígena do Brasil, “um cientista renomado, conhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho”, destacou. Assim como a professora Onilza Borges Martins, “a grande mentora do processo de educação a distância da Uninter”. E o professor Dorival da Costa, que fez “uma excelente condução da elaboração e estruturação do curso de Serviço Social” e trabalhou até seus últimos dias.

Picler diz que Onilza foi quem apontou a necessidade de priorizar o conteúdo para que acontecesse uma educação a distância efetiva, fazendo surgir assim a Editora Intersaberes, que atualmente possui mais de dois mil títulos usados nas disciplinas dos cursos e hoje também fornece para outras instituições de ensino.

“Nós tivemos nessa história da Uninter muitos fatos importantes que surgiram a partir da inteligência, da criatividade, da experiência das pessoas, da sua dedicação. E se estamos homenageando essas pessoas, celebrando a vida, a característica principal é tudo aquilo que estas pessoas deixaram do seu trabalho, do seu convívio conosco, e que marcaram as nossas vidas”, conclui Benhur.

Bernardi tem a convicção de que “somos seres espirituais” e imortalizou o professor Germano em sua última obra, Oumuamua, na qual deu o nome do astrônomo a um planeta fictício, que fica em uma estrela a 35 anos luz da Terra.

O evento foi marcado por orações, reflexões literárias, músicas em agradecimento a vida e falas de representantes da Igreja Católica, do segmento Kardecista e do segmento Protestante. Contou também com a presença da professora Thaisa Nadal, esposa de Germano, que aproveitou a oportunidade para agradecer todo o carinho e suporte recebido do professor Picler enquanto o cientista estava vivo e também depois que partiu.

“Só vim agradecer pela vida do Germano, por ter vivido com ele todo esse amor durante tanto tempo. Não queria que hoje fosse um dia de tristeza, queria que fosse um dia de amor. Por isso produzi um livro de poesias, chama-se ‘Entre flores e estrelas’, que conta uma caminhada do meu amor, o amor que veio lá dos meus pais, o carinho que recebi deles, a vida dos meus irmãos que foi breve aqui na Terra, mas que também estiveram junto. Se hoje eu consigo ser essa fortaleza que vocês estão vendo, é porque cada um de vocês me mandou uma força, uma energia”, afirma Thaisa.

Thaisa e Picler realizaram o descerramento da placa em homenagem a Germano e rosas brancas foram distribuídas para professores e familiares dos profissionais presentes.

“Que todos os demais colaboradores se sintam igualmente homenageados”, finalizou Picler.

A live da solenidade, apresentada pela professora Renata Garbossa, conta com mais de 500 acessos e continua disponível neste link. Conheça abaixo todos os homenageados da noite:

Germano Bruno Afonso

Margareth Pereira Picler

Aloísio Surgik

Dorival da Costa

Fernando Antonio Bueno Lopes

Albertina do Rocio Librelato

Marco Antonio Monteiro da Silva

Mario Sérgio Cunha Alencastro

Onilza Borges Martins

Rafaela Pereira da Rocha

Rita do Carmo Polli da Silva

Rodrigo Santiago Godefroid

Thiago Lopes

Leandro Carvalho de Bitencourt

Rita de Cassia Bezerra Barbosa

Gerson Calisario

Richard Magno

Cheilon J. de Oliveira

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *