“Fui testar meus conhecimentos e acabei passando em primeiro lugar”

Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo

O campo de atuação de um profissional de jornalismo é amplo, não se restringe a bancadas de telejornais ou redações. Hoje os jornalistas desenvolvem atividades como social media, assessoria de imprensa, comunicação institucional, fotojornalismo e produção, além de poderem atuar como freelancers.  Concursos públicos também abrem oportunidades de trabalho para esta área, oferecendo carreiras estáveis. Foi uma destas oportunidades, que o aluno de graduação de Jornalismo da Uninter, Stanismar de Sena Brito, 47, buscou garantir para o seu futuro.

Mesmo antes de concluir sua graduação, Stanismar se inscreveu, no final de 2021, no II Concurso Público para o provimento de vagas e a formação de cadastro reserva, em cargos de analista, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. “Fui para testar meus conhecimentos, eu não sou concurseiro. Estou terminando a faculdade e queria fazer um concurso na área. Este foi o primeiro concurso que apareceu e logo me inscrevi. Como tudo está bem fresquinho na cabeça, pela rotina de estudos, acabou dando certo”, comemora.

O discente passou em 1º Lugar para o cargo de Analista da Defensoria Pública: Especialidade Jornalismo, como autodeclarado negro, e ficou com o 4º lugar geral. “Ter a possibilidade de atuar com o jornalismo dentro de uma instituição como a Defensoria Pública, que trabalha muito a questão da proteção do direito das minorias, e sendo negro, será algo muito interessante e gratificante para mim”, afirma ele.

De professor a jornalista

Filho do carpinteiro João de Sena Brito e da técnica de enfermagem Maria Aparecida de Brito, Stanismar é o caçula de um total de sete irmãos. Goiano de nascença, mudou-se aos seis anos de idade com toda sua família para Rondônia, na cidade de Ariquemes, onde cresceu e formou família. A professora Claudinéia Gomes Cardozo Brito, 44, é sua esposa há 22 anos, com quem tem seus dois filhos, João Gabriel Gomes de Brito, 13 e Gabriele Vitória Gomes de Brito, 21.

O Jornalismo já é a segunda graduação de Stanismar, que se formou em 1999 em Licenciatura Letras-Português. Desde 2002, é servidor público do estado de Rondônia, onde leciona para o ensino fundamental e médio na Escola Estadual Cora Coralina, na cidade de Ariquemes, a cerca de 200 km da capital Porto Velho. Ele também possui pós-graduações em MBA em Gestão de Pessoas e Data Protection Officer (DPO), proteção de dados em português.

Sua atuação profissional se aproximou do jornalismo em meados de 2009, quando assumiu atividades como assessor de comunicação na Coordenadoria Regional de Educação e passou a realizar a cobertura fotográfica dos eventos, atuando como mestre de cerimônias. Também criou um site para divulgação das informações do órgão, no qual produzia matérias, além de alimentar as recentes chegadas redes sociais. “Permaneci durante oito anos desenvolvendo atividades ligadas à cobertura jornalística para a Coordenadoria Regional de Educação e isto me despertou a fazer jornalismo. Em 2018, iniciei minha graduação na Uninter, vindo a coroar tudo isso”, conta o estudante.

Depois de pesquisar várias instituições, o aluno optou pela Uninter devido ao diferencial de ter um polo de apoio presencial em seu município. “Mesmo sendo EAD, ter um polo presencial na sua cidade é bem interessante. Esse foi um fator divisor para eu escolher a instituição”, aponta Stanismar. “O ensino EAD para mim é um desafio, mas foi muito viável, me proporcionou a liberdade de estudar nos meus horários vagos e finais de semana, já que em 2019, retornei às salas de aulas, trabalhando tanto no período da manhã, quanto no período da noite”, explica.

Além de ser professor, ele é sócio há 18 anos da empresa STV Mídia Comunicações, por meio da qual faz gerenciamento de redes sociais e construção de sites. “É algo paralelo que eu levo junto na minha vida, tudo em função do jornalismo, criando redes e conhecimentos. É uma outra fonte de renda que eu tenho, sempre conciliei a atividade de professor com a de jornalista”, declara.

Stanismar agora está próximo de concluir o bacharelado em Jornalismo. Atualmente, ele se dedica à produção do seu trabalho de conclusão de curso (TCC), no qual apresentará um site de notícias. “Através de pesquisa, encontrei Rondônia como uma área geográfica de deserto de notícias, pois carece de acesso à cobertura jornalística regional”, explica o estudante sobre o produto escolhido para concluir essa etapa.

Com a possibilidade de mudar sua área de atuação e assumir o cargo relacionado ao jornalismo, ele celebra o mérito da sua conquista. “Eu já tenho minha profissão, sou realizado como professor, mas ter a possibilidade de atuar dentro do setor público, mas na minha nova área de formação, é muito bom. Vou ter que adaptar toda minha rotina, para assumir essa nova posição, pois o local de trabalho é na capital, mas valerá a pena, pois farei o que gosto”, garante.

Na celebração pela sua conquista, ele também destaca o suporte educacional recebido. “Devo esta conquista à Uninter, a estrutura e metodologia de ensino me apoiaram muito, sempre tive respostas à altura quando procurei a tutoria, e agora tenho uma grande oportunidade de carreira pela frente”, conclui o universitário.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *