Uninter apresenta curso de Comunicação Institucional a conselho de classe

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

O diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider, e o coordenador do curso de Comunicação Institucional, Guilherme Carvalho, apresentaram a graduação tecnológica a diretores do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp). O conselho é responsável pela regulação da profissão de Relações Públicas no Brasil, e os membros presentes na reunião virtual de 6.abr.22 receberam com entusiasmo a nova oferta da Uninter.

Além de apresentar o curso aos diretores do conselho, o encontro teve como objetivo receber orientações a respeito da inserção do curso no mercado de trabalho e no ensino superior e estreitar o contato com o órgão regulador da área.

“Ficamos muito felizes de a instituição procurar o conselho”, pontua o tesoureiro do Conferp e ex-presidente do conselho, Marcelo Tavares. O conteúdo e as propostas do curso apresentados pelos professores também abriram a possibilidade do reconhecimento de seus futuros egressos como profissionais análogos aos de Relações Públicas.

Nos últimos anos, a medida vem sendo aplicada pelo Conferp a graduações de formação semelhante ao bacharelado em Relações Públicas, de modo a atualizar a profissão às novas demandas de mercado. A designação do cargo e a criação do conselho datam da década de 1960.

“Temos aqui uma grande possibilidade, pela exposição do curso, de que tenhamos condições de futuramente reconhecer o curso de tecnologia em Comunicação Institucional da Uninter como um curso análogo à profissão de relações públicas”, ressalta Tavares.

O resultado do encontro também foi satisfatório na avaliação de Carvalho. “Um reconhecimento desse para o curso valoriza a proposta do que estamos ofertando. Então, a tendência é um reconhecimento também do mercado, porque o conselho tem um papel importante na regulamentação da profissão”, declara.

Graduação prática e 100% em EAD

O curso de tecnologia em Comunicação Institucional visa à formação de profissionais de comunicação para atuar em organizações de todo tipo, que sejam capazes de planejarem ações em instituições e supervisionarem os processos de produção na área. A graduação tem duração de dois anos e é ofertada integralmente a distância, a qualquer região do país.

A grade do curso é dividida em seis Unidades de Formação de Competência (UFCs), segmentadas nos seguintes temas: comunicação, gestão, marketing, públicos, produção e operação. A natureza prática da graduação tecnológica inclui atividades extensionistas que permitem o contato direto com situações e organizações reais para o desenvolvimento de atividades e aplicação dos conhecimentos. Em cada uma das unidades, os alunos devem apresentar um trabalho realizado em uma organização para que se conheça, analise e proponha ações de comunicação pontuais ao caso.

“A concepção que temos na Uninter para todos os cursos, especialmente de tecnologia, prevê a questão de certificações intermediárias”, destaca Schneider. “São disciplinas correlatas em cima de um tema de estudo e com uma prática aplicada.”

A primeira turma do curso foi aberta em fevereiro de 2022, mas a entrada de novos estudantes pode ser feita a qualquer momento. Todas as informações podem ser conferidas neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *