Fonoaudiologia usa jogos teatrais como recurso terapêutico

Autor: Debora Renauer de Oliveira - Estagiária de Jornalismo

O mundo já não é mais o mesmo desde o boom da pandemia do novo coronavírus. Milhares de pessoas estão sofrendo com as consequências desta crise, sejam elas econômicas, sociais ou psicológicas. Diferentes são os desafios de atuação na área da saúde.

Neste cenário, a fonoaudióloga Bárbara Carvalho, da Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), aponta os benefícios do uso de jogos teatrais como recurso terapêutico para trabalhar as dificuldades de comunicação.

A prática teatral traz diversos benefícios cognitivos, psicológicos, emocionais, comunicativos e físicos. Pensando nos benefícios cognitivos, trabalha a atenção, a disciplina, o raciocínio e a criatividade, entre outros aspectos.

Bárbara aponta que no teatro temos termos específicos, por exemplo “cenário”, “personagem” e “ação de cena”. Na fonoaudiologia, esses aspectos são transformados em três elementos básicos que compõem seu sistema de jogos teatrais:  onde, quem e o quê.

Outro aspecto destacado pela fonoaudióloga é a importância das dinâmicas de comunicação. A pandemia levantou novas barreiras comunicativas, colocando desafios inéditos. O avanço tecnológico está presente em todas as áreas, e na fonoaudiologia não foi diferente.

Bárbara explica que a fonoaudiologia precisou se adaptar. Além de aprender a trabalhar com ferramentas de comunicação online, os profissionais da área precisaram também aprender a ajudar os pacientes a se comunicar com as dificuldades impostas por este ambiente.

Neste sentido, a obrigatoriedade do uso da máscara tem sido uma verdadeira barreira nas mais diversas situações de interação. Cabe aos fonoaudiólogos entender as dificuldades que apareceram por causa do uso do equipamento e encontrar soluções que possam auxiliar na comunicação entre as pessoas.

Evandro Tosin e Dirceu Krainski conversaram com a Bárbara Carvalho durante a última edição do programa Caminho para a Saúde, de 18.ago.2021, transmitido pela Rádio Uninter. A live completa pode ser vista neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Debora Renauer de Oliveira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *