Feirão virtual de profissões da Escola de Negócios aborda o futuro do trabalho

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

Num cenário de transformação digital e crise econômica global intensificadas pela pandemia, o desemprego aumenta e se torna um problema mundial. Os profissionais que não estiverem preparados para as mudanças tecnológicas correm o risco de perder as melhores vagas de emprego. Neste sentido, uma tendência das empresas é a demanda por trabalhadores que conjuguem habilidades humanas e técnicas, como a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Essas competências podem ser aprimoradas durante um curso superior. Por isso, buscar um curso de graduação atualizado e dinâmico é a melhor maneira de se inserir no mercado.

A Uninter, pensando no futuro do trabalho, está promovendo um Feirão On-line de Profissões para ajudar estudantes brasileiros a escolher o melhor rumo profissional.  A live do dia 23.fev.2021 falou sobre os cursos da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter. Elton Schneider, diretor da Escola, falou sobre o futuro das profissões e os coordenadores explicaram como é o cenário de trabalho e as oportunidades de atuação em cada área (você confere a live completa aqui).

Elton destaca que, independente da área de atuação, o profissional tem que possuir habilidades digitais. O diretor cita o relatório sobre o futuro do trabalho do Fórum Econômico Mundial, de outubro de 2020, que prevê que até 2030 algumas profissões tradicionais, como secretária e operador de caixa, irão desaparecer, e novas competências serão cobradas dos profissionais. “As tecnologias vão impactar, não é que o profissional precise saber todas as tecnologias, mas tem que saber onde o Big Data, por exemplo, pode ajudar na gestão de negócios. Então, nós falamos tanto de hard skills quanto de soft skills, ou seja, habilidades humanas e técnicas. Coisas que o profissional tem que desenvolver e que os nossos cursos estão prontos para ensinar”, ressalta.

O levantamento é otimista para profissões que atuam no mundo digital, e já é possível perceber esse movimento com o trabalho home office que se intensificou por causa da pandemia de Covid-19. Elton destaca que as novas tecnologias vão precisar de 95 milhões de pessoas, “tem espaço para crescer, mas o que resta é saber se vai ter gente preparada para isso”, aponta.

Confira as principais competências que serão cobradas do profissional do futuro:

– Uso de tecnologia

– Solução de problemas

– Trabalhar com pessoas

– Pensamento crítico e análise

– Autogerenciamento

– Gestão e comunicação das atividades

Elton destaca que os cursos da Uninter estão preparados para atender às novas necessidades de mercado: “Habilidades de trabalho em equipe, análise e solução de problemas, criatividade e uso de tecnologias fazem parte do dia a dia de cada um dos nossos cursos. Fazer um curso superior significa estar apto para trabalhar no novo mercado”, salienta.

A Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter engloba os cursos de Administração, Ciências Contábeis, ​Marketing, ​ Jornalismo, Gestão Comercial, Publicidade e Propaganda, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Logística, Processos Gerenciais, Secretariado e Comércio Exterior. Durante a live, foram abordadas as diversas possibilitadas de atuação de cada profissão.

O Feirão de Profissões vai até o dia 08 de março, de segunda à sexta-feira, das 16h às 20h. Para conferir a programação completa, acesse https://www.uninter.com/feirao-de-profissoes/. Todas as lives ficam gravadas e disponíveis para serem assistidas a qualquer momento no Youtube e Facebook do Grupo Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *