Fazendo arte na prática

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

A aprendizagem dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado a distância em Artes Visuais na Uninter passa por muitas práticas ao longo da graduação. São desenhos, pinturas e outras manifestações visuais desenvolvidas pelos graduandos ao longo da caminhada acadêmica.

Parte fundamental do processo avaliativo dos alunos em suas disciplinas, as atividades práticas se tornam um desafio quando o curso abarca alunos de diversos locais do país. Com isso, a conectividade do curso se amplia à medida que professores desenvolvem diferentes projetos.

Ao longo da última fase de 2022, os estudantes do curso foram convidados a participar de uma prática pensando na interdisciplinaridade com outras artes, como a música e o teatro. A ideia era criar uma proposta de cenografia para um espetáculo artístico.

Deste modo, alunos e alunas elaboraram maquetes de cenografia sobre redução de desigualdades sociais. A prática teve como foco os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), em especial o ODS 10, que trata do tema com profundidade. As obras foram desenvolvidas por alunos dos estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Ceará.

A professora do curso de Artes Visuais da Uninter Larissa Priscila Bredow Hilgemberg conta que, ao elaborar a maquete, os estudantes puderam identificar conteúdos e elementos importantes das linguagens visuais ao mesmo tempo que puderam refletir sobre a relação entre as artes visuais e  outras artes.

Para que os alunos consigam se conectar uns com os outros e não passem dificuldades no processo, é necessário ter um maior contato via internet. Larissa explica que os alunos são convidados a pensar no processo de desenvolvimento das obras práticas desde o início, desenvolvendo esboços, trovando ideias e experimentando muito em suas criações.

“Uma obra de arte não é criada do dia para a noite, é necessário esse exercício de pensar o processo”, afirma.

Ela destaca a importância de abranger a todas as realidades presentes na instituição e que não se pode pensar em algo padronizado, isso porque mesmo com a prática sendo a mesma, os recursos são distintos, as culturas são diferentes. “O aluno precisa olhar para a sua realidade”, ressalta.

Confira as obras sobre desenvolvimento sustentável desenvolvidas por alunos de Artes Visuais da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


2 thoughts on “Fazendo arte na prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *