Estão abertas as inscrições para a Orquestra Uninter 2023

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

As inscrições para a Orquestra Uninter 2023 estão abertas até o dia 21 de fevereiro. Uma iniciativa da Pós-graduação do centro universitário, com apoio da Fundação Wilson Picler (FWP), tem o objetivo de aprimorar habilidades técnico-musicais no conjunto musical por meio de atividades práticas e apresentações relacionadas ao grupo Uninter.

“O papel da Fundação é estimular essa Orquestra para que se torne cada vez mais referência, não apenas para a comunidade da Uninter, que são mais de 460 mil alunos e outros 550 mil que já se formaram, mas para toda a comunidade, seja curitibana, paranaense ou brasileira”, afirma o presidente da FWP, Jorge Bernardi.

Idealizadores do projeto, a coordenadora de cursos da pós na área de Educação, Valentina Daldegan, e o coordenador de cursos da pós na área de Saúde, Willian Sales, apresentam vagas para pelo menos 14 instrumentos: clarinete, saxofone, oboé, fagote, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, cavaquinho, bandolim, baixo elétrico, bateria, percussão, entre outros.

Na inscrição, o candidato deve fazer um breve relato sobre a experiência com o instrumento que toca e também enviar um vídeo tocando uma música do repertório individual ou de uma obra musical de um conjunto no qual participa. A avaliação é feita pela coordenação dos cursos de pós-graduação na área de música e professores, de acordo com as vagas oferecidas para cada instrumento.

Os músicos devem ser de nível básico ao avançado e ter interesse na prática musical em conjunto. Podem se inscrever estudantes, professores, colaboradores e egressos da Uninter que moram em Curitiba (PR) e região metropolitana, com disponibilidade para participar dos ensaios semanais, que acontecem no auditório do campus Divina Providência, região central da capital paranaense. Todos participam como voluntários e recebem um certificado de 200 horas do projeto de extensão ao final.

“Nós identificamos um potencial muito grande que eles têm na área de artes e, particularmente, na música (…) a nossa finalidade aqui na pós-graduação é, de fato, mostrar para o mundo o quão bonito é essa arte, saber tocar um instrumento e promover eventos festivos que só nos dão alegria”, garante o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Uninter, Nelson Castanheira.

A professora Valentina, flautista profissional e regente do Grupo Suzuki de Flautas de Curitiba, é diretora musical da Orquestra Uninter e conta que a iniciativa surgiu a partir dos momentos culturais de eventos da Uninter. A princípio, realizada sozinha, e depois na companhia do professor Willian, que é aluno de clarinete/requinta do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba e assessor da Orquestra Uninter. Ao conversarem com o pró-reitor Castanheira, o apoio foi imediato, que em seguida se uniu com a FWP.

Em 2022, ainda como Conjunto Musical Uninter, o grupo realizou a pré-estreia no evento de premiação do 2º Top Inovação. A grande estreia aconteceu na noite de Natal da Uninter, realizada no dia 13 de dezembro, no auditório do Campus Garcez.

Os professores falaram mais sobre o projeto na última edição do Programa Art& Cultura, transmitido pela Rádio Uninter e apresentado por Barbara Carvalho. Para ler o regulamento completo e se inscrever, acesse o site.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Estão abertas as inscrições para a Orquestra Uninter 2023

  1. Sou trompista profissional. como eu gostaria de participar, infelizmente resido no sul do Estado do Rio de janeiro, mas desejo sucesso aos participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *