Professora da Uninter participa como regente da 40ª Oficina de Música de Curitiba

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

A 40ª Oficina de Música de Curitiba aconteceu de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, com o intuito de formar e difundir a música erudita e popular. A cidade recebeu musicistas renomados ou aspirantes à carreira de todo o país e se transformou em um grande palco durante os dias dedicados ao evento.

Neste ano, a flautista Valentina Daldegan, coordenadora do curso de pós-graduação em Música e Cognição da Uninter, abrilhantou uma das noites do festival, participando do encerramento da classe de Banda Sinfônica em homenagem aos 90 anos do compositor de trilhas de cinema John Willians. Valentina foi responsável por reger a Marcha do Superman, tema do filme Superman, de 1979, sendo a única mulher do grupo a desempenhar essa função no dia do espetáculo.

“Minha participação [na Oficina] foi como aluna de regência de banda sinfônica, e eu fui a única mulher e participante feminina no curso”, destaca Valentina. Segundo ela, a presença de mulheres na regência não é muito comum, menos ainda na banda sinfônica. “É uma emoção grande você estar ali dirigindo, você tem que saber exatamente o que você vai fazer. E reger um conjunto grande, no Guairão, que é um templo da música no Brasil, lotado foi uma emoção muito grande. Gostei muito e essa foi uma experiência única”, ressalta Valentina.

O Guairão é um dos mais conhecido espaços de espetáculos de Curitiba e é o maior auditório do Teatro Guaíra. Fundado em 1974 com o espetáculo “Paraná, Terra de Todas as Gentes”, de Aderbhal Fortes e Paulo Vítola, o palco é o sonho de apresentação de muitos artistas e recebeu Valentina e mais de 80 músicos da orquestra no dia 2 de fevereiro.

“A gente pensou sobre uma mulher regendo o tema do Superman na abertura do encerramento do curso de regência. Foi algo já pensado como uma coisa significativa, foi muito gratificante”, finaliza Valentina.

Além da coordenação de cursos, Valentina também é integrante e atua como regente na Orquestra Uninter. As inscrições para seleção de novos músicos segue aberta. Você pode conferir mais informações neste link.

Para assistir na íntegra a sua participação na 40ª Oficina de Música de Curitiba, clique no link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução YouTube e acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *