Experimentos práticos de botânica ajudam os alunos durante a formação

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

A botânica é o estudo científico de plantas e algas, que abrange diversos pontos como crescimento, reprodução e metabolismo. É uma área de suma importância a fim de melhorar e ajudar a desfrutar da natureza com responsabilidade. Pensando nisso, os cursos de licenciatura e bacharelado de Ciências Biológicas da Uninter, sempre na perspectiva de melhorar a sua prática pedagógica e permanecer em consonância com a Diretriz Curricular Nacional de Ciências Biológicas, implementou em 2021 a atividade de “Experimentos Práticos Interdisciplinares”.

A atividade é estruturada a partir de experiências desenvolvidas em laboratórios pelos professores, que auxiliam nas práticas desenvolvidas pelos estudantes com o apoio do laboratório portátil individual. Com abordagem teórico-prática, os alunos estudam conceitos da botânica de forma significativa e ampliam seus conhecimentos na área. O exercício aconteceu no dia 6 de agosto, ao vivo, e encontra-se disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A convidada Letícia Estela Cavichiolo, mestre especialista na temática, aprofundou o conteúdo sobre a Botânica – grupos Basais. Letícia tratou de temas como grupo artificial das algas, das briófitas e das pteridófitas, bem como exemplares de hepáticas, musgos e antóceros, e muito mais. Além disso, a professora mostrou para os estudantes alguns exemplos ligados ao campo forense, mais uma área de atuação profissional do biólogo, em que a vegetação pode ser pode ser utilizada nesse campo investigativo.

Esta não é a primeira atividade realizada pela área de Geociências em 2021. No dia 3 de março, calouros e veteranos puderam aproveitar de práticas essenciais. Com o tema Ilustração Botânica, as atividades foram ministradas pelas professoras Julia Bertoti, Nicole Witt e Thaisa Mileo, do curso de Ciências Biológicas, juntamente com a professora de Artes Visuais da Uninter Danielly Dias Sandy.

De acordo com as professoras, a técnica da ilustração científica é fundamental para que os estudantes possam compreender as possibilidades e facilidades que a ilustração científica, nesse caso específico a ilustração botânica, proporciona para os processos de aprendizagem, representando em seus detalhes os organismos/estruturas estudados.

“Soma-se ainda, a incorporação de uma estratégia metodológica diferenciada, na qual os educandos poderão se aprimorar de conhecimentos específicos da botânica por meio da técnica do decalque, despertando, quem sabe, a curiosidade científica ou mesmo o interesse por essa grande área das ciências biológicas”, pontuam as docentes.

A ilustração botânica busca ajudar o pesquisador a comunicar ideias e descobertas por meio de desenhos detalhados sendo que, através de observações e ilustrações, diversos padrões e descobertas podem ser identificados. Ainda, a atividade contou com o envio de ilustrações dos mais de 120 estudantes que participaram da aula.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *