Comércio exterior na pandemia: crise ou prosperidade?

Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo

A crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus, ainda vivenciada mundialmente, aproximou a população como um todo de assuntos que permeiam a esfera do comércio exterior. Através do fluxo diário de informações  divulgadas em telejornais, rádio e internet, a população passou a saber sobre importação e exportação de vacinas, negociações de insumos em contratos internacionais, transporte e logística de medicamentos, entre outros assuntos.

A professora Caroline Brasil, coordenadora dos cursos de pós-graduação da área de negócios da Uninter, convidou o professor José Benedito Caparros Jr, coordenador dos cursos de pós-graduação da área de Comércio Exterior e Relações Internacionais, para discutir sobre o cenário do comércio exterior na pandemia do Covid-19, destacando a sinergia existente entre diferentes áreas de conhecimento. A conversa aconteceu durante a última edição do programa Negócios e Tendências, exibido em 13.ago.2021 pela Rádio Uninter.

No contexto atual, logística, relações internacionais e comércio exterior são campos que estão intimamente ligados. “São áreas com uma grande interdependência, não podendo ser desassociadas”, ressalta o professor.

Benedito explica que os ofícios de um profissional de comércio exterior são amplos e complexos. Podem variar bastante dependendo do setor da economia em que se atua, de acordo com a empresa e função desempenhada, e abrange atividades como transações cambiais, negociações internacionais, despachos aduaneiros, além das questões legais. As ações mais conhecidas deste profissional são as de importação e exportação, presentes em todos os países.

Em virtude da pandemia, houve a paralisação de muitas destas operações, resultando em um grande impacto econômico mundial. “A gente viu que uma crise sanitária passou para o lado da economia, que por sua vez passou para questões políticas e tudo isso interferiu na saúde das empresas. Interferiu em uma série de restrições, às vezes na importação, até mesmo na movimentação de pessoas, e tudo isso está relacionado”, relata Benedito.

Outro fator importante levantado foi o favorecimento das exportações brasileiras devido ao aumento do dólar. Apesar de a pandemia ter causado o fechamento do comércio, alguns setores da economia foram amplamente favorecidos com altos índices de exportação. Já itens de caráter de atendimento emergencial à pandemia, como as seringas, por exemplo, não puderam ser exportados, tendo que permanecer no mercado interno para suprir as demandas nacionais.

Neste cenário, o professor salienta que não é possível avaliar de forma generalizada os impactos da pandemia no comércio internacional. Uma verificação mais coerente, segundo ele, deriva de uma análise setorial dos diferentes nichos comerciais.

Você pode assistir ao programa completo na página do Facebook da Rádio Uninter e também no canal do YouTube, neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *