Pandemia alterou as relações interpessoais no trabalho

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Durante a pandemia, empresas de todo país foram obrigadas a adaptar o modo de trabalho, passando a designar funcionários para trabalhar em casa ou de maneira híbrida. Entretanto, com o avanço da vacinação e a flexibilização das restrições sociais, o retorno ao trabalho presencial se torna cada vez mais comum. Mas como ficam as nossas relações interpessoais após tanto tempo longe da empresa?

Pesquisadora e profissional na área de gestão de pessoas, Fernanda Alves Chaves aponta um movimento histórico nas mudanças do nosso mundo de trabalho que, após a Guerra Fria, tornou-se mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Com a chegada da pandemia, esse mundo se tornou frágil, ansioso e incompreensível. “Passamos para uma estrutura não linear, as coisas não acontecem com começo, meio e fim”, explica.

Com as mudanças abruptas, os profissionais precisam se adaptar. Isso pode ser compreendido através do processo de mudança definido pela psiquiatra suíça Kubler-Ross. Quando o ser humano é colocado em situação de transformação, a primeira reação é o “choque”, a surpresa com determinada situação, sendo seguida pela “negação” e pela “frustração”. O ponto mais baixo do processo é a “depressão” e, após isso, o indivíduo começa a dar uma chance para o novo normal, rumo a algo mais positivo.

De acordo com Fernanda, o caminho adequado para a gestão de pessoas nesse processo é o alinhamento e a comunicação sobre a situação. “O bom líder é aquele que sabe entender as particularidades de cada uma das pessoas do seu grupo e fazer com que a atenção dele seja de acordo com a necessidade daquela pessoa”.

Para ela, estamos reaprendendo a fazer relacionamentos. O retorno ao ambiente de trabalho precisa ser acompanhado pela fomentação das relações, tendo em vista que cada um vai trabalhar de maneira diferente. Assim como alguns podem se sentir aliviados com o retorno do convívio, outros podem preferir o mínimo de contato humano e realizar sua função de maneira remota.

Fernanda reforça que relacionamentos exigem esforços no processo de construir e dar continuidade às relações. Para a adaptação no retorno do modelo presencial é importante reforçar três aspectos importantes: ser persistente, criativo e ter empatia. As relações mudam e precisamos nos adaptar. Assim podemos achar propósito em nossas atividades no ambiente de trabalho.

A profissional falou sobre essas mudanças na live Como fortalecer as relações interpessoais nos ambientes de trabalho híbrido e digital?, transmitida nos canais do YouTube e Facebook da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, no dia 18. ago.2021. A conversa foi mediada pelas professoras Rafaela de Almeida, do curso de Secretariado, e Andressa Meneghelli, do curso de Gestão de Recursos Humanos.

Para assistir à live na íntegra, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Engin Akyurt/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *