Experiência de grande porte nas aulas práticas de Medicina Veterinária

Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismo

Optar pela flexibilidade do ensino EAD não significa abrir mão das vivências profissionais na área escolhida. Exemplo disso é o curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Uninter. A graduação que iniciou as turmas em fevereiro de 2022, com metodologia semipresencial, possui atividades nas clínicas todos os sábados, com o objetivo de propiciar experiências aos estudantes.

Entre as aulas práticas, se destaca, por exemplo, as realizadas com com animais de grande porte, como a aula realizada no dia 29 de julho no Haras Buena Vista, em Piraquara (PR).

“Nas aulas, priorizamos o contato dos alunos com a realidade que será vivenciada no campo de atuação”, destaca o coordenador do curso, Marivaldo da Silva Oliveira. Durante as práticas os estudantes de veterinária podem realizar procedimentos clínicos nos animais atendidos pelas clínicas, como exame clínico geral, avaliação dos casos, resenhas e análises de comportamento.  “Os alunos possuem a oportunidade de estar em contato com outros profissionais que já atuam na área e clientes das clínicas, entendendo como funciona o mercado e tudo o que envolve a criação de determinada espécie”, complementa o coordenador.

Já os estudantes veem as atividades práticas como uma grande oportunidade de aprendizagem e experiência, sendo um dos momentos mais importantes da faculdade. “Temos a oportunidade de entrar em contato com os colegas, professores e com os animais. É durante as aulas práticas que me sinto mais satisfeita com a escolha que fiz da minha futura carreira”, aponta a estudante Caroline Graneto.

Para ela, esse momento é único e oferece a oportunidade de contato direto com os animais e suas características e “dessa forma, acredito que sairemos mais seguros dos conhecimentos adquiridos durante o curso”.

O principal desafio das aulas práticas do curso é proporcionar o conhecimento a todos os alunos de forma homogênea, ou seja, um espaço dinâmico em que os estudantes consigam absorver o máximo de conhecimento possível mesmo com suas diversas singularidades. É o que destaca o coordenador do curso: “Uma vez que a Medicina Veterinária possui inúmeras áreas de atuação, muitas vezes, nem todos os alunos gostam da mesma espécie. […] O médico veterinário é um profissional generalista e, talvez, esse seja um dos principais desafios do ensino e aprendizagem, não só no curso da Uninter, mas na área veterinária: compartilhar conhecimentos tão variados, sobre tantas espécies diferentes e moldar o perfil do egresso de forma a obter um profissional o mais preparado possível.”

A graduação em Medicina Veterinária na Uninter também se destaca pela modalidade semipresencial, que permite ao estudante maior versatilidade nos estudos, além das vivências práticas mencionadas que ocorrem todos os sábados das 08h00 às 16h40 com todos os tipos de animais que são imprescindíveis para a alta performance dos acadêmicos, como bovinos, suínos, ovinos, aves, entre outros.

O curso foi criado após aprovação do Ministério de Educação e Cultura (MEC) em 2021 e segue uma rígida regulamentação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e atende também as orientações exigidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Para as aulas práticas, a Uninter abriu laboratórios clínicos exclusivos para o curso no Campus Divina Providência, no centro de Curitiba e realizou parcerias com clínicas da cidade e região, como é o caso do Haras Buena Vista.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *