Festival e oficina de Super 8 mostram como é o cinema em película

Autor: Natália Schultz Jucoski - Estagiária de Jornalismo

A Super 8 é uma câmera que começou a ser fabricada na década de 1960 usando o formato de película em 8mm e foi descontinuada em meados dos anos 80, mas ainda possui entusiastas. Inicialmente, a Super 8 foi vendida como uma câmera para produção de filmes caseiros com objetivo de registrar momentos em família, mas ao longo dos anos cineastas amadores foram se especializando e até hoje filmes são produzidos com a bitola de 8mm. Existem vários festivais específicos de Super 8 ao redor do mundo em que diversas produções são exibidas.

O Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 foi fundado em Curitiba em 2005, foi idealizado pelo cineasta superoitista Leandro Schip. A partir de 2008 uma oficina específica para o manuseio da câmera começou a ser ministrada. Antonio Carlos Domingues é o coordenador do evento e explica que a proposta da oficina é ensinar noções básicas sobre fotografia e operação de câmera para que os alunos recebam o equipamento, câmera, cartucho de filme e fotômetro para produzir seus filmes em tomada única, ou seja, sem nenhum tipo de edição posterior. “O resultado eles só assistem junto com o público, no dia do festival. Nos últimos 14 anos em que a oficina aconteceu foram produzidos mais de 170 filmes, muitos deles premiados posteriormente em competições de Super 8 pelo mundo”, conta.

O festival está em sua 18ª edição. Além da coordenação de Domingues, a mostra tem curadoria de Fábio Allon, produção de Lucas Vega, projeção de Pedro Veiga e as oficinas ministradas por Pedro Merege. “Na organização envolvemos uma equipe de cerca de quinze pessoas. Nesse grupo estão as pessoas que fazem a produção, curadoria, projeção, sonorização, tradução e legendagem, recepção dos convidados, designer, assessoria de imprensa, social media etc.”, explica o coordenador.

Neste ano, a oficina foi realizada na Cinemateca de Curitiba nos dias 29 e 30 de julho. O processo de inscrição se dá por meio do envio do roteiro para os organizadores que selecionam os melhores para fazerem parte da Oficina e produzirem seu curta-metragem.

Kely Medeiros é atriz há 32 anos e foi uma das 18 selecionadas. Ela ficou sabendo da existência do festival por meio de um amigo. “Na edição de 2022 fui convidada a assistir aos filmes por um amigo, Adriano Esturilho. Desde então passei a seguir as páginas e acompanhar tudo sobre o festival”, conta.

Para este ano, ela resolveu se inscrever para participar da oficina e gravar seu próprio curta-metragem, intitulado “A Cabeleireira”. A temática do filme é retratar a violência contra a mulher. Sua equipe é composta 100% por mulheres, inclusive uma delas conhecida durante a oficina. “Estabeleci uma parceria maravilhosa com a Natasha Durski, a qual conheci na oficina. Ela está fazendo a fotografia do meu filme”, relata a atriz e agora diretora.

Além de sua paixão pelo cinema, o estímulo principal para participar do Curta 8 foi o pequeno número de mulheres presentes nos festivais. Assim, ela quis aumentar a representatividade mostrando toda a capacidade e talento feminino.

O festival tem oito categorias: Super Prêmio Técnico, Super Prêmio Artístico, Super Prêmio Surpresa, Super Filme finalizado/editado, Super Filme Tomada Única, Super Filme Júri Popular, Super Filme do Festival e Troféu Super Schip (em homenagem ao criador do festival e que reconhece realizadores históricos do formato).

A Uninter é incentivadora do festival, que é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. A edição do Curta 8 de 2023 será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro no Teatro da Caixa Cultural. Você pode ficar por dentro do Festival Internacional de Cinema Super 8 acessando o site.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles e Natália Schultz Jucoski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *