Evento debate o papel do diploma na construção de carreiras e da sociedade
Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicação
A importância de um diploma vai muito além do papel. Para discutir a relevância do “canudo” na construção da carreita, a Uninter trouxe como tema central da Aula Inaugural “Como um diploma com propósito transforma a sua jornada?”. O evento aconteceu no dia 04 de fevereiro e teve o jornalista Wilson Soler ministrando a palestra principal.
A aula aconteceu na sede Divina Providência, em Curitiba (PR), e reuniu professores, coordenadores e diretores da instituição. A transmissão foi apresentada pelo jornalista Guilherme Rivaroli, ao vivo através Univirtus, reunindo cerca de 2.500 estudantes simultaneamente em todo o Brasil.
Estiveram presentes no evento, o reitor Benhur Gaio; o vice-reitor, Jorge Bernardi; o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Nelson Castanheira; e o pró-reitor de graduação e extensão, Rodrigo Berté.
Os diretores das escolas também compareceram. Entre eles, o diretor da Escola Superior Politécnica, Antônio Lázaro Conte; a diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança, Débora Veneral; o diretor da Escola Superior de Saúde Única, Cristiano Caveião; a diretora da Escola Superior de Educação e Humanidades, Dinamara Pereira Machado; o diretor da Escola Superior de Ciências Agrárias e Meio Ambiente, André Luiz Corradini; e o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Ivan Schneider.
A palestra da noite abordou temas fundamentais para a construção de uma carreira sólida, além da importância dessa formação para a construção de uma vida pessoal e uma sociedade melhor.
“O profissional que se dedica, mais do que propriamente ter uma carreira de sucesso, vai colaborar para uma sociedade melhor. O Brasil precisa do empenho de cada um de nós, um empenho profissional na nossa carreira, para que a gente também possa ser um cidadão mais atuante, mais consciente, mais educado e mais envolvido com a nossa categoria e com o propósito que a nossa profissão tem também”, afirma Wilson Soler.
O jornalista refletiu como o desenvolvimento profissional vem a partir de atitudes que o indivíduo tem por si mesmo, e ressalta a maneira de olhar para si como o CEO da própria empresa. Além de entender que o diploma não é o caminho final, mas sim o início de uma nova etapa.
Soler ressaltou o valor do respeito com professores, colegas e estar atento a prazos e iniciativas que podem mudar o olhar do outro a respeito – afinal, colegas de hoje podem se tornar gestores no futuro. Aceitar feedbacks e compreender que o gestor não é um vilão, mas alguém para extrair aprendizados. Mais do que destino fixo, é ter direção com propósito de onde quer chegar. O jornalista aconselha a investir em pequenos movimentos, para gerar grandes mudanças ao longo do tempo, ajudando a construir um legado.
A palestra ganha ainda mais magnitude quando se olha o cenário atual do país. O relatório Education at a Glance 2025 da, OCDE, aponta que pessoas com diploma ganha 148% a mais em relação a quem não tem formação. Esse dado, foi citado pelo reitor, Benhur Gaio, em apresentação inicial da aula.
E a Uninter contribui para a transformação na vida de milhares de pessoas todos os anos. O centro universitário está entre as 20 maiores universidades do mundo, de acordo com levantamento realizado pelo professor Claudio Rama, da Universidade de Montevidéu. Entre as particulares, é a sexta maior.
“Nós temos processos muito bem estruturados. Esses processos são gerenciados pelas equipes, que desenvolvem diversas atividades focadas na qualidade dos nossos materiais, das nossas aulas, para que os alunos tenham a melhor formação possível. A Uninter se destaca em termos nacionais e termos mundiais como uma das maiores instituições. E atingiu esse patamar em função da sua destinação, dos seus materiais, do seu trabalho, da sua mão de obra qualificada, em termo de professores, para a qualidade e processo de aprendizagem dos nossos alunos”, destaca o reitor.
Para aproximar os estudantes e fazer com que eles entendam o cenário em que estão inseridos, a aula inaugural teve como objetivo promover uma atividade imersiva. “Uma aula inaugural como essa, em que reunimos todas as nossas equipes, nossos diretores, escolas, professores, coordenadores, tem o intuito de fazer com que nossos alunos sintam o que é a Uninter. Sintam-se pertencentes a uma grande instituição de ensino de classe mundial. Mostra que nós estamos presentes em todo o território nacional, assim como em diversos países da América do Norte, Europa e na Ásia”, aponta o reitor.
Além da área acadêmica, o ensino busca também fazer com que o estudante olhe a realidade na qual está inserido para gerar mudanças também na sociedade. “Os nossos alunos recebem muitas orientações em relação à sua participação no espaço em que ele está inserido. São as nossas atividades locorregionais. E são orientados a fazer parte da sociedade de forma muito presente, intensa, e provocando melhorias sociais significativas nesses ambientes onde se localiza”, relembra Benhur.
O evento foi encerrado com a fala do coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho, que agradeceu a todos que fizeram parte da organização da aula. “Quando a gente começou a planejar essa aula, eu estava muito tranquilo. Eu sabia da expertise da nossa instutuição, dos nossos professores, da equipe técnica da Uninter para fazer uma atividade como essa. Nesse sentido, ficou certo para mim que conseguríamos fazer um bom evento, uma boa atividade”, finaliza o professor.
Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicaçãoRevisão Textual: Nayara Rosolen
Créditos do Fotógrafo: Kauã de Freitas e Renata Cristina





