Estudante se destaca em Campo Grande por ação comunitária

Autor: Igor Carvalho Horbach - Estagiário de Jornalismo

O estudante Juliano Alexandre de Sena D’Avila iniciou em 2022 uma ação de limpeza nos pontos de ônibus no bairro Noroeste, na cidade de Campo Grande (MS). Aluno de licenciatura em História da Uninter, ele ganhou destaque na imprensa local e no poder público municipal, sendo condecorado com o título de Cidadão Campo-grandense em 24 de agosto de 2023.

O discente de 22 anos dedica seus fins de semana à limpeza dos pontos de ônibus do bairro e até hoje a ação já passou por 20 locais diferentes. “Eu comecei a limpeza dos pontos de ônibus devido ao matagal que estava no local, principalmente porque muitos moradores pegam o coletivo e já viram escorpiões”, conta. Além da limpeza, alguns locais receberam calçadas para melhor utilização do espaço por parte dos moradores, evitando que o mato volte a crescer.

No começo do projeto, Juliano pagava com recursos próprios cinco pessoas que o ajudavam com o serviço. Hoje, somente ele e um ajudante atuam na iniciativa. “A maior dificuldade é o deslocamento. Precisamos levar os materiais para os lugares”, cita ele, que não possui veículo próprio.

A comunidade se sente agradecida pela ação e, após a repercussão nas mídias, outras pessoas se voluntariaram a fazer doações financeiras para que o projeto possa continuar. “Não dava para perder tempo também, porque era período de chuva”, conta ele sobre quando o projeto iniciou.

Após o início das limpezas, outros pontos de ônibus passaram por limpeza e em outras localidades por meio de relatos da comunidade. Além do recente título, Juliano já recebeu condecoração honrosa na Câmara dos Vereadores em fevereiro deste ano. Para ele, ter sido reconhecido pelo trabalho foi extremamente importante e motivador.

“O principal legado que quero deixar para as pessoas é em relação à minha juventude. Eu poderia estar descansando nos fins de semana ou curtindo a vida, mas estou fazendo algo em prol da sociedade”, declara. Juliano pretende continuar com o projeto, mesmo com as dificuldades, principalmente financeiras. A ideia é calçar todos os 20 pontos que são limpados atualmente.

Nascido e crescido no bairro Noroeste, Juliano se dedica ao voluntariado desde os 14 anos. Ele realiza outras atividades, como sinalizações de trânsito, coleta de lixo e outras ações.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *