Projetos de extensão da Uninter são premiados pelo Crea-PR

Autor: Evandro Tosin - Jornalista

O Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária é uma oportunidade para estudantes, professores e pesquisadores apresentarem como o conhecimento adquirido nas universidades pode ser aplicado de forma inovadora na sociedade. Quatro projetos de estudantes da Uninter ficaram entre os melhores entre as categorias premiadas.

A exposição dos projetos premiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ocorreu no 30º Fórum de Docentes e Discentes, entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, em Curitiba. Os projetos de extensão inscritos são divididos em oito categorias: Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Geologia e Minas, Mecânica e Metalúrgica, Química e Multidisciplinares (que fazem parte equipes que pertencem a mais de uma modalidade).

Na categoria Mecânica, os três primeiros lugares foram conquistados por alunos do bacharelado em Engenharia de Produção. O trabalho “Aplicação do 5S em uma empresa coletora de resíduos recicláveis”, dos estudantes Maria Angélica Santos e Matheus Thiel, de Guaíba (RS), alcançou o topo do pódio. Em segundo lugar, “Destinação de Resíduos da Construção Civil”, da acadêmica Yara de Oliveira Ruffino, de Jundiaí (SP). Os alunos Elisandro de Araujo Bronizaki e Tiago Silva Teixeira, também de Guaíba, tiveram o trabalho “Descarte consciente de resíduos no Ecoponto de Guaíba” na terceira posição.

Como forma de reconhecimento pela transformação local em que os alunos estão inseridos, os projetos ganhadores terão a chance de ampliar seu impacto na sociedade e estimular novas iniciativas que provoquem benefícios reais para a comunidade.  O projeto é uma oportunidade de divulgação dos trabalhos realizados pelos cursos que estão vinculados ao Crea, aproximando estudantes com a comunidade local.

Durante o encontro, os professores da Escola Politécnica da Uninter Adriana Tozzi, Dayse Mendes e Fernanda Fonseca palestraram para o público sobre Metodologias Ativas e Inovações Tecnológicas. Coordenador do curso Engenharia de Produção da Uninter, Douglas Agostinho cita que o prêmio foi criado pelo Crea para que as instituições de ensino apresentem o que cada um está fazendo de melhor.

“Os alunos puderam inscrever as atividades extensionistas, que representam 10% da carga horária do curso. Fomos agraciados com quatro melhores primeiros lugares. O aluno participa junto à sua comunidade, colocando em prática aquilo que aprendeu no ensino superior e ganhando experiência”, comenta o coordenador.

A extensão universitária amplia a formação dos estudantes por meio da produção e aplicação do conhecimento, proporcionando a expansão do saber produzido dentro das universidades para a sociedade. As ações ainda promovem uma interação profunda e transformadora entre as instituições de ensino superior e diferentes setores da sociedade.

 

 

Projeto Rio Urbano fica entre os melhores

O bacharelado em Geografia da Uninter ficou em segundo lugar na categoria Agrimensura com o projeto Rio Urbano. O Rio Urbano é realizado pela área de Geociências da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) da Uninter e tem como objetivo aproximar os alunos das comunidades externas situadas no espaço geográfico do centro universitário, dentro e fora do território nacional. As ações se dão por meio do diagnóstico e da proposição de ações para a sustentabilidade dos rios urbanos.

Renata Garbossa é coordenadora da área de Geociências e esteve presente na cerimônia de premiação. De acordo com ela, “os estudantes desenvolvem habilidades para interpretar e avaliar o ambiente, analisar os impactos das atividades humanas sobre os recursos naturais, incluindo os cursos d’água urbanos”, explica a coordenadora.

“Por meio do projeto Rio Urbano, esses futuros geógrafos têm a oportunidade de aplicar seu conhecimento teórico em um contexto real, colocando em prática conceitos, técnicas e métodos de pesquisa geográfica”, complementa Renata.

O projeto se divide em três etapas e possui os seguintes objetivos específicos: elaborar um diagnóstico do sistema fluvial selecionado; aplicar um protocolo de avaliação rápida do sistema e desenvolver uma proposta de intervenção. As etapas do projeto são realizadas nas cidades de residência de 307 alunos durante o período de formação.

Um exemplo é o estudante Valdinei de Jesus Ferreira da Luz Junior que, ao concluir a licenciatura em Geografia na Uninter, se matriculou no bacharelado e se inscreveu no CreaJr-PR, direcionado a discentes. O vínculo permite a emissão do Registro de Atividades Técnico-Acadêmicas Extracurriculares (RTA) que podem ser registradas para qualificar o currículo.

“É muito gratificante participar de um projeto como o Rio Urbano com a grandiosidade que o mesmo detém. Mostra na prática a potência do ensino a distância e como, por meio de um projeto de educação, pode-se almejar objetivos que transcendem a universidade e evidencie resultados práticos, que podem melhorar a vida das pessoas no dia a dia e suas questões intrínsecas, como no âmbito socioambiental. O prêmio vem a valorizar o projeto Rio Urbano que ficou em destaque e reverbera na oportunidade de instigar novas iniciativas que estejam por vir, além de fortalecer as demais já existentes”, relata o estudante.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *