MÁQUINA DO TEMPO

Estudante da Uninter volta aos anos 80 e 90

Exif_JPEG_420

Para comemorar seus 27 anos em 2015, Luana Joly planejava uma festa temática. Queria algo de que gostasse e, com o incentivo dos pais que sempre ouviam músicas dos anos 1980 e 1990, achou que seria o tema perfeito para seu aniversário.

Para para entreter os convidados durante a festa, ela teve a ideia de fazer um vídeo com perguntas e curiosidades da época de infância. Foi então que veio a inspiração para o canal Rebobina anos 80 e 90 – Curitiba, que começou com uma página no Facebook.

No início, Luana fazia vídeos em casa sobre desenhos que assistia na infância, filmes da Sessão da Tarde e coisas do gênero. Como não tinha intenção de manter o canal, acabava por não ter uma frequência de postagem. Finalmente, em setembro de 2017 resolveu levar o canal a sério e começou a investir nas produções fora de casa, com a ajuda de dois amigos que se tornaram parceiros do Rebobina.

A primeira ideia, após uma participação na rádio Transamérica, foi a de fazer uma série de shoppings inaugurados nos anos 1980. Logo veio a Feira do Vinil e tiveram a chance de entrevistar os organizadores.

Muito saudosista, Luana possui uma grande quantidade de objetos que referenciam a época, como discos, disquetes, fitas VHS, bonecos e revistas antigas. “Eu já gostava do tema desde criança, por ter pegado bastante a época dos anos 90. Inclusive, o nome foi inspiração de um programa que eu gostava muito de assistir, do canal Viva, que se chamava Rebobina. Ele abordava temas dos anos 80 e 90, o que me chamou a atenção, então decidi fazer o canal sobre isso mesmo, mas voltado para a cultura retrô de Curitiba”, lembra.

Estudante de Jornalismo na Uninter, a jovem diz que ama a televisão e o YouTube funciona como uma ferramenta de treino. “O que eu aprendo na faculdade, utilizo no canal. Parte de edição, enquadramento e as técnicas de gravação. O YouTube acaba sendo uma escola, para aplicar tudo o que eu vejo no curso”, comenta. Ela quer continuar com o canal e formar parcerias para o futuro. Para ela, os vídeos são uma forma de se aprimorar e treinar em frente às câmeras, para a tão sonhada carreira que espera alcançar na TV.

“Sempre gostei de saber a história das pessoas, conversar. Quando eu era criança, brincava de fazer entrevistas. Cheguei a fazer curso de teatro. Também peguei o começo da internet, ainda não existia muita facilidade para o acesso. Eu assistia bastante a Xuxa, Sessão da Tarde, Malhação, essas coisas, então ainda tinha muito essa cultura da televisão, diferente de hoje. Acho que isso me inspirou”, conta.

Luana ressalta que, com o kit de comunicação My studio, entregue pela Uninter aos alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, passou a ter mais qualidade nos vídeos, antes gravados no celular. Além disso, diz que tem muito estímulo dos professores do curso. “Eles me dão a oportunidade pra divulgar, e sempre citam meu canal. É bacana ter esse incentivo, esse espaço em sala pra promover um projeto que é audiovisual e tem a ver com o curso de Jornalismo”, fala com alegria.

E aí, quer conhecer um pouco mais sobre o conteúdo que a Luana produz? Veja um trechinho no vídeo à seguir, e aproveite para acessar o YouTube e se inscrever no canal dela em https://www.youtube.com/channel/UCDg17hO5Aypik8yyofuPaTg/videos

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *