Estudante da Uninter é a primeira negra a vencer o concurso Miss Curitiba

Denise Becker – Estudante de Jornalismo

Letícia Costa venceu na noite desta quinta-feira (24) o concurso Miss Curitiba Universo 2017, em cerimônia realizada no teatro Regina Vogue, na capital paranaense. Com 20 anos, 1,72 metro, Letícia é a primeira negra a ser eleita Miss Curitiba. Aluna do 4º período de Jornalismo do Centro Universitário Internacional UNINTER, ela concorreu com outras 21 candidatas e irá representar a cidade na etapa estadual, em 2017.

Filha de Angela Helena de Campos e Carlos Eduardo Costa, é a irmã do meio. Ouviu desde cedo a mãe dizer que ela precisava ser duas vezes melhor do que uma garota branca em tudo o que fizesse. Leticia relembra os conselhos da mãe com olhar altivo e segura de si. “Minha mãe dizia que se eu fosse colocada em uma sala de entrevistas com uma branca, mesmo tendo a mesma qualificação, a branca seria escolhida, porque o preconceito existe”, enfatiza.

Aos 16 anos, foi abordada por um produtor em um parque da cidade, que a chamou para uma agência de modelos. A mãe falou que não. Iria somente aos 18 anos. Nesse intervalo de dois anos, fez um curso profissionalizante de modelo e manequim e aos poucos as oportunidades foram aparecendo.

Letícia frequentou escola normal, participou de uma peneira e foi selecionada para treinar voleibol na equipe do Rexona, fez dois cursos de fotografia – sempre gostou de fotojornalismo − e acompanhava os desfiles e concursos, mas conta que nunca se dedicou a treinar passarela.

Ao falar sobre sua trajetória, recorda de uma situação de preconceito que viveu em 2015, quando participou de um teste para um desfile. Os produtores haviam gostado dela e a convidaram para fazer a prova de roupa para desfilar no dia seguinte. Ao se aproximar, olhou para os cabelos dela e disse ao colega: “O que a gente pode fazer no cabelo dela?”

Letícia percebeu os olhares e cochichos entre o produtor e o cabeleireiro. “A gente percebe quando a pessoa te olha e te coloca para baixo. O olhar dele me matou”, lembra.  Logo depois foi entregue o contrato de imagem para as outras meninas. Para ela, não. Mesmo aprovada, foi retirada do desfile com a seguinte sentença: “Todas as meninas estão aprovadas, menos a do black power.”

A dona dos cabelos crespos tipo 4C passeava pelo shopping da cidade com uma amiga quando foi convidada pela organizadora do concurso Miss Curitiba Universo, Ale Abdala. Letícia amadureceu a ideia, conversou com a família e foi em busca de patrocinadores. Sem isso, não participaria. A preparação para concorrer se deu por dois meses, com academia, leituras e observação. “Fui assistir outras meninas que ganharam concursos, reparar detalhes e comportamento para chegar bem preparada”, pontua.

Ao andar pela cidade, reparava nos outdoors o padrão eurocêntrico de beleza e os cabelos compridos e lisos. “É muito gratificante ganhar esse título porque existem meninas negras e de cabelo cacheado que não estão sendo representadas”. Indagada de onde vem toda essa segurança, responde que vem de Deus. “Ele guia a minha vida e os meus passos. Tá tudo entregue.”

Letícia recebeu a coroa de miss da sua antecessora, Aline Provenzi. Agora, nos planos da nova miss e futura jornalista estão a preparação para a etapa estadual do concurso de miss, em abril de 2017, a continuidade da faculdade e encarar o novo ano, que promete ser agitado, com agendas, eventos, estágio obrigatório na faculdade, além de curtir a vida e a família.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


2 thoughts on “Estudante da Uninter é a primeira negra a vencer o concurso Miss Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *