UNINTER se une à 98 FM para levar a física à sala de aula em colégio estadual

Miriã Calistro – Estagiária de Jornalismo

O Centro Universitário Internacional UNINTER, em parceria a 98 FM, realizou no último dia 22 uma oficina de física no Colégio Estadual Pio Lanteri, no Uberaba, em Curitiba. O projeto, chamado “98 nas Escolas”, é realizado desde 2009 e já está em sua oitava edição, trazendo diversas atrações para estudantes de 12 a 16 anos com o objetivo de aproximá-los dos meios de comunicação, em especial o rádio.

Professor da Uninter, Cristiano da Cruz ministrou a oficina de física para os alunos, e explica que por causa da falta de equipamentos dentro das escolas os alunos acabam vendo a física apenas na teoria. “Essa oficina trouxe a ligação do que os alunos veem na teoria com a prática. Como foi algo diferente do que estavam acostumados a ver, acabaram sendo muito receptivos”, diz.

Para Mateus Araújo, professor de física do Colégio Estadual Pio Lanteri, a elaboração de projetos como esse coloca os alunos em contato com outras realidades, fazendo com que eles se interessem cada vez mais pelo ambiente escolar. “Na oficina de física, por exemplo, trouxeram equipamentos caros e demonstraram na prática os conteúdos que eu tenho trabalhado na teoria dentro da sala de aula. Percebi o quanto os alunos ficaram atentos e interessados’’, comenta.

Desse modo, o aluno Marion Corsini também avalia de maneira positiva o projeto. “Muitas vezes os colégios estaduais não possuem uma estrutura para aplicar a parte prática com os alunos, por isso achei interessante a participação de alguns professores de fora para nos explicar o funcionamento desses equipamentos”, diz.

A programação também contou com workshop de grafite, oficinas de maquiagem, fotomobile e ciência com exposição e simulação de experimentos; campeonato de manobras Game of Skate, premiações, DJ e a palestra da UNINTER com o tema “Gestão de Carreira: você já está planejando seu futuro?”. O encerramento do evento ficou por conta do grupo de humor Tesão Piá.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *