Espaços de lazer precisam ser planejados

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Ciclista no Parque Barigui. Foto: Luiz Costa

O lazer é definido como um conjunto de ocupações exercidas pela livre vontade dos indivíduos, sejam elas para efeito de diversão, entretenimento ou aprendizado. E para que possa ser realizado em sua plena forma, a sociedade cria os espaços de lazer, que contemplam cinemas, parques, academias ao ar livre, centros culturais, entre outros.

O lazer é essencial para uma vida plena e saudável, e deve, portanto, fazer parte das preocupações do poder público, bem como de instituições privadas. Assim, surge a questão: de que forma os espaços destinados a práticas de lazer são geridos?

Esse foi o tema da aula inaugural da graduação em Linguagens Cultural e Corporal da Uninter, intitulada “Lazer em debate: gestão de espaços e equipamentos de lazer, cenários e perspectivas”, que aconteceu no dia 18.fev.2021. O evento recebeu dois convidados especiais: o PhD em lazer e gestão de parques públicos Antônio Carlos Bramante e o economista e mestre em estudos de lazer Luiz Wilson Pina.

Com a mediação do coordenador do curso de Educação Física da Uninter, Marcos Ruiz da Silva, o evento também marcou o lançamento do livro Gestão de Espaços e Equipamentos de Lazer, publicado pela Editora Intersaberes e escrito em conjunto pelos três profissionais presentes.

Para iniciar a conversa, Wilson Pina falou sobre o surgimento dos espaços de lazer, que datam do século VIII a.C., início do período da Antiguidade Clássica. Segundo ele, as primeiras construções que possibilitaram a evolução para os espaços que temos hoje foram o teatro grego, o anfiteatro romano e as termas romanas, que possuíam variadas funções.

“As influências trazidas pelas civilizações gregas e romanas se seguiram por milênios. Como exemplo, o nosso “ginásio”, na civilização grega chamado de gymnasium, que servia para designar um local de realização de exercícios físicos, e possuía banheiros, salas de treinamento e áreas para as lutas, além de servir de espaço para discussão da filosofia, literatura e música”, salienta.

Wilson destaca que um dos mais importantes fatores para um espaço de lazer de qualidade é o planejamento. Para a construção desses locais, é preciso realizar uma análise dos impactos gerados para os ambientes a sua volta. Muitos deles representam grandes investimentos de construção e manutenção, e por isso devem ser bem planejados.

“Esses projetos precisam levar em consideração sua ciclicidade e o fato de terem de ser atualizados sempre que possível, com novas metodologias, para que sua permanência seja duradoura”, explica.

Sobre a oferta de espaços de recreação e lazer no Brasil, o pesquisador menciona: “Elenco aqui alguns espaços que descobri ao longo de minhas pesquisas, como clubes recreativos e associativos, modelos de Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Social da Indústria (SESI) e Buffets de Festas”.

A aula inaugural foi transmitida pela página do Facebook Linguagens Cultural e Corporal Uninter – Graduação e do canal oficial do Youtube da Escola Superior de Educação (ESE). Para assistir, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Luiz Costa/SMCS Curitiba


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *