Escola de Polos promove semana de boas-vindas aos novos alunos

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil possui mais de oito milhões de pessoas matriculadas no ensino superior. Deste total, mais de seis milhões estão inscritos na rede privada.

O primeiro dia no ensino superior é uma data marcante para qualquer aluno, e pensando na qualidade do acolhimento ao estudante, a Escola de Polos da Uninter organizou junto às Escolas Superiores a Semana da Aula Inaugural do C2. As atividades aconteceram entre os dias 26 e 30 de outubro e foram divididas pelas Escolas de acordo com o seguinte calendário:

26.out.2020: Escola Superior de Educação;

27.out.2020: Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios;

28.out.2020: Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades;

29.out.2020: Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança;

30.out.2020: Escola Superior Politécnica.

Os calouros foram recebidos pelos diretores de escola e coordenadores de cursos. Durante o evento foram exibidas palestras, esclarecendo dúvidas e mostrando como são realizados os processos de avaliação, questões sobre o mercado e diferenciais da Uninter. Francieli Castro, coordenadora da Escola de Polos, comenta sobre os desafios da preparação e realização da semana.

“Durante a semana os professores tiveram espaço para dar boas-vindas aos novos alunos, falar sobre a carreira acadêmica e profissional nas diversas áreas. Foi uma semana de palestras ao vivo e conversas com a equipe acadêmica, transmitidas para todo o Brasil via ambiente Univirtus. A equipe da Escola de Polos trabalhou na preparação dos materiais de divulgação, nos preparativos para as salas de conferência e acompanhou cada momento das transmissões durante toda a semana”.

Devido à pandemia, a aula inaugural aconteceu totalmente online, a fim de evitar os riscos causados pelo deslocamento dos professores aos estúdios. Um desafio aumentado pela distância, porém, que proporcionou da mesma forma a sensação de acolhimento aos alunos. “Neste ano, com a pandemia, surgiu a oportunidade de nos reunirmos virtualmente para fazermos a acolhida destes alunos e foi uma experiência extremamente positiva e bem avaliada pelos discentes, o que nos permite estender a ação para as próximas entradas de alunos”, exalta Francieli.

Todo este diálogo entre professores, coordenadores dos cursos e equipe da Escola de Polos durante a Semana de Aula Inaugural resultou em uma interação com mais de 1.300 alunos durante os cinco dias. Para Francieli, este contato proporciona resultados positivos para a trajetória dos graduandos.

“A interação com os alunos promove vários ganhos, funciona ao meu ver como uma injeção de ânimo para os estudos, visto que muitos já estão algum tempo fora do ambiente acadêmico e precisarão de determinação e foco para seguirem adiante. Deste modo, nada melhor do que ouvir dos mestres palavras de incentivo e encorajamento logo no início do caminho”, conclui a coordenadora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *