Jogo ensina crianças a cuidar do meio ambiente

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

A destinação do lixo é um dos problemas ecológicos mais evidentes. Por isso é necessário ensinar as novas gerações a lidar com essa questão, desde cedo. Esse trabalho começa em casa, então é importante que os adultos incentivem as crianças a descartar o lixo corretamente, separando os resíduos orgânicos dos recicláveis.

Pensando em educar as crianças para a construção de um mundo mais ecológico, o aluno do curso de Ciências Biológicas da Uninter André Holtz desenvolveu o Ecolândia, com dois jogos educativos que ensinam como deve ser descartado o lixo doméstico. Um deles ensina quais lixos podem ser descartados em cada lixeira, com sua cor especifica. O outro jogo exercita a memória, assim as crianças podem memorizar as cores dos cestos de lixo e os respectivos materiais que podem ser descartados em cada uma delas.

O acadêmico relata que sempre gostou de trabalhar com programação de jogos. Nesse ano de 2020 ele conheceu a Gdevelop, plataforma gratuita onde desenvolveu o seu projeto. A necessidade de montar um portfólio com trabalhos realizados na faculdade e a paixão em desenvolver jogos impulsionaram a execução desse aplicativo voltado para a educação ambiental.

André destaca o quanto é importante fazer a separação correta do lixo doméstico: “A coleta seletiva permite a destinação correta dos resíduos, diversos materiais podem ser reaproveitados, isso contribuí para um desenvolvimento sustentável”.

O Ecolândia está disponível no Google Play desde o dia 01.set.2020 e pode ser baixado gratuitamente. O jogo é simples e objetivo. O design foi projetado para atrair o público infantil. Até o momento, recebeu do público a nota máxima, 5 estrelas.

Holtz estuda no Polo de Canoinhas (SC) e conta que teve bons motivos para cursar Ciências Biológicas: “Na Biologia você pode estudar o comportamento do animal e do ser humano, além de que posso seguir vários caminhos dentro da mesma profissão, esses são os motivos pelos quais optei pelo curso”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


2 thoughts on “Jogo ensina crianças a cuidar do meio ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *