EGRESSOS UNINTER

Erinaldo e Ana dominam concurso público

Para quem escolheu a docência como profissão, nada melhor do que comemorar o Dia do Professor com uma aprovação em um concurso público. Erinaldo Silva Oliveira e Ana Candida Coelho Couto são os mais novos professores da rede pública do estado do Pará, na área de Filosofia. Eles receberam a notícia ainda em setembro, após a homologação do resultado.

Erinaldo, de 36 anos, é servidor público federal em uma universidade, técnico em recursos humanos.  Ele conseguiu o segundo lugar no concurso público para professor do Ensino Médio no estado do Pará, na área de Filosofia, na cidade de Itaituba. O estudante realizou a graduação de Licenciatura em Filosofia da Uninter, na modalidade de educação a distância.

Mas a notícia é ainda mais positiva. E se o primeiro lugar também estivesse relacionado à Uninter? Foi justamente o que aconteceu, pois Ana Couto, primeiríssima colocada, é docente do curso de Filosofia no polo da Uninter em Itaituba, e foi professora e tutora de Erinaldo.

Atualmente, Erinaldo também está se dedicando ao mestrado. “Quando fui fazer o mestrado e também o concurso, tive muito mais facilidade devido ao curso, eu devo muito à Uninter”, afirma. É o primeiro concurso da área de licenciatura que ele realizou. Oliveira diz que sempre foi visto como educador, mas ainda não se considerava um profissional da área. Agora, com o sorriso no rosto, diz que até pode ser chamado de professor.

“Quero fazer uma educação mais humana, mais solidária, não apenas formar para o mercado de trabalho”, afirmou. Para ele, o que falta é a motivação dos alunos quando encerram o ensino médio. De acordo com o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 560 mil paraenses são analfabetos.

Os dois aprovados enfrentarão um desafio no ensino médio regular do Estado do Pará, os números de matrículas estão em queda e diminuíram 1,5% entre os anos de 2010 e 2014, segundo relatório do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

“Queria agradecer à coordenação, ao professor Luis Fernando e ao Grupo Uninter pelas contribuições que tornaram possível o resultado. Comprovou-se a qualidade do ensino. Quando eu entrei no curso as portas se abriram”, diz Erinaldo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *