Entenda por que Curitiba ganhou o prêmio de cidade inteligente da América Latina

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Desde 2017, Curitiba resgata o DNA empreendedor pelo qual é conhecida, com investimento em iniciativas que motivam empresários a dar início ou aprimorar seus negócios. Com isso, a capital paranaense conquistou o prêmio mais importante da América Latina voltado para as cidades inteligentes. O programa Vale do Pinhão garantiu à cidade o Latam Smart City Awards 2021.

Concorrendo com Montevidéu (Uruguai) e Bucaramanga (Colômbia), Curitiba levou a melhor na categoria Ciudad Latam, que reconhece planos estratégicos e de grande escala de ecossistemas de inovação que combinam projetos e iniciativas para a consolidação de cidades inteligentes que apostam em serviços e soluções inovadoras para seus cidadãos. É a segunda vez que a capital paranaense vence a premiação. Em 2018, levou o prêmio com o aplicativo Saúde Já, na categoria Transformação Digital.

O anúncio do novo prêmio foi feito no último dia 6 de outubro, em Merida (México), durante o Smart City Latam Congress. O evento é organizado pela instituição Fira Barcelona em colaboração com a ONU Habitat. A coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Alessandra Reis (foto), representou o prefeito Rafael Greca na cerimônia de premiação.

O prefeito lembra que o trabalho conjunto do poder público e de todo o ecossistema tem ajudado no crescimento econômico da capital, mesmo com a pandemia. “Como resultado, Curitiba obteve mais um recorde na geração de empregos. Foram 36.179 vagas com carteira assinada de janeiro a agosto deste ano, o maior volume dos últimos 18 anos, e consolida o ritmo de retomada do emprego após a pandemia de Covid-19”, comenta.

O Vale do Pinhão está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o intuito de “fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, da economia criativa e tecnologia”. O projeto está ancorado em cinco pilares: reurbanização e sustentabilidade; educação e empreendedorismo; tecnologia; legislação e incentivos fiscais; e integração e articulação.

O programa Bom Negócio é uma das iniciativas que compõem o Vale do Pinhão, dentro do pilar da educação empreendedora. Por meio do projeto, é realizada uma capacitação gratuita para empreendedores, com treinamentos e soluções para os problemas que enfrentam do dia a dia. Trata-se de uma parceria entre a prefeitura de Curitiba, a Agência Curitiba, instituições de ensino superior, empresas, escolas de inovação e a sociedade civil organizada.

A Uninter colabora com o projeto há quase quatro anos e mais de 10 professores de cursos de gestão da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) estão envolvidos no planejamento e nas aulas ministradas na terceira e última fase, que acontece de forma presencial ou online.

De acordo com a coordenadora do programa, Daniela Del Puente, a Uninter possui uma contribuição “direta e essencial para a conquista” do prêmio Latam Smart City Awards. Ainda lembra que Curitiba também recebeu o primeiro lugar em empreendedorismo no ranking nacional do Connected Smart Cities neste ano (leia a matéria sobre o prêmio, realizada pela CNU neste link).

A coordenadora salienta a “alegria e satisfação” de saber que estão no caminho certo, ao lado de parceiros como a Uninter. “O prêmio é a melhor referência de que o nosso esforço coletivo está dando resultados e de que temos muitas possibilidades de avançar cada vez mais juntos, porque, sim, juntos somos mais fortes”, salienta.

O vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, afirma que todos ganham com o projeto. “Nós, por meio de nossos professores que são excelentes, ministramos as aulas e disponibilizamos nossos espaços acadêmicos gratuitamente a todos. A prefeitura, que trabalhou na mobilização dos empreendedores e definiu os conteúdos. E os alunos, que se dispuseram a aprender e assim melhorar o seu negócio, produzindo prosperidade, empregos e bem-estar social”, diz.

A parceria da Uninter com o Bom Negócio se deu a partir de um convite do programa e por mediação de Jorge Bernardi. Apesar de ter sido a última instituição convidada, é a “única que permaneceu no programa durante a pandemia da Covid-19”, destaca o vice-reitor.

“A Uninter tem um compromisso com os empreendedores de Curitiba. O professor Wilson Picler, nosso mantenedor, começou a Uninter praticamente do zero. Quando soube do programa, achei muito importante podermos contribuir e também colocarmos nossos professores em contato com o dia a dia das pessoas que estão empreendendo. Creio que foi bom para os professores e, portanto, para a Uninter. Mas foi melhor ainda para os empreendedores. A Uninter sempre valorizou o empreendedorismo, tanto é que essas disciplinas existem em grande número de cursos”, afirma o vice-reitor.

Bernardi salienta que o centro universitário é uma instituição nacional, com estudantes em todo o Brasil, e agora busca se tornar global, com alunos já nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra e Portugal. “Para nós a experiência foi muito positiva já que as práticas aqui desenvolvidas podem ser levadas para outras localidades”, afirma.

Segundo o professor Elizeu Alves, coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital e coordenador do projeto dentro da Uninter, quase 200 empreendedores já receberam a formação desde o início da parceria. Neste ano, Daniela diz que duas turmas já realizaram o programa, uma em cada semestre, certificando 55 empreendedores apenas em 2021.

Elizeu diz que foram trabalhados sete temas “cruciais para empreender”, com os quais a Uninter apresentou práticas dos conteúdos. São eles Startups: um modelo de negócio; Marketing, tecnologia e novos negócios; Gestão inovadora; Gestão de pessoas: encorajando talentos; Mercado, produto, vendas e o novo cliente; Criatividade e inovação; e Finanças e sustentabilidade.

“A participação da Uninter é fundamental para o desenvolvimento mais prático e interativo com os empreendedores. Na pandemia, foi um divisor de águas para o Bom Negócio continuar oferecendo de forma inovadora e sustentável a Rota 3 no formato remoto/online”, pontua Daniela.

“A Uninter marca presença também com a colaboração da professora Shirlei Miranda, que atua no Núcleo de Apoio Estratégico e Pedagógico do Programa, colaborando para uma ação de planejamento estratégico para uma atualização constante de proposta de conteúdo formativo que esteja cada vez mais coerente e próximo com as demandas dos empreendedores”, conclui Daniela.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *