Entenda o que é comunicação pública e suas classificações

Autor: Kethlyn Saibert - estagiária de jornalismo

A comunicação pública é entendida como tudo aquilo que diz respeito ao interesse público, englobando processos relacionados ao Estado, governo, terceiro setor e sociedade. Embora muitos autores tratem a comunicação pública como sinônimo de comunicação política, a verdade é que o conceito envolve vários tipos de comunicação.

De acordo com jornalista e doutorando em comunicação Ricardo Tesseroli existem algumas classificações, num conceito chamado de “guarda-chuva”, que compreende as diferenças entre as comunicações política, pública, eleitoral e governamental.

“Tudo que for de interesse ou a respeito da coisa pública nos governos, nas autarquias das estatais, tudo o que mexer com informação pública diz respeito à comunicação pública. Por quê? Porque é também dever do Estado e dos governos manterem a população informada a respeito das coisas que eles fazem no trato do serviço público”, explica Tesseroli.

O jornalista esclarece que a comunicação política não envolve somente assuntos políticos, como pautas que normalmente são debatidas nas assembleias legislativas, nos governos e na câmara. Ao tratarem de assuntos políticos, setores como a imprensa, os eleitores e a própria sociedade civil também estão fazendo comunicação política. Tesseroli afirma que “não existe nenhum tipo de comunicação sem a pública”. Desta forma, tudo que é debatido no âmbito do interesse público é comunicação política.

Diante disso, ONGs e movimentos sociais também fazem comunicação pública, pois são grupos que levantam discussões políticas de interesse público. “Um exemplo disso é o MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra]. Ao tratar de reforma agrária, eles também estão fazendo comunicação pública. No caso de um ONG, que ajuda na construção de moradias, ela toca na questão da necessidade de oferecer lugares mais adequados para as pessoas viverem”, destaca Tesseroli.

Assim, a opinião pública pode ser comunicação política em dois atores. “O primeiro é a comunicação pública feita para atingir a opinião pública. Estou fazendo uma comunicação porque quero uma opinião pública que seja favorável a mim. A segunda, é a opinião pública como um agente comunicador, que é o ato de expressar uma opinião para atingir o governo”, exemplifica.

Comunicação eleitoral

Segundo Tesseroli, a comunicação eleitoral é a mais fácil de ser entendida, porque acontece somente em período de campanha. “São aqueles 45 dias de campanha onde se intensificam as ações de comunicação eleitoral. Tem um caráter persuasivo muito grande, maior ainda do que a comunicação política, porque a comunicação política persuade a população para a obtenção do apoio público, já a comunicação eleitoral vai persuadir o eleitor para obtenção de voto”, afirma.

Comunicação Governamental

Enquanto a eleitoral busca o voto, a governamental busca a governabilidade. É uma comunicação feita durante o governo, no período de quatro anos. “É uma comunicação que está centrada no governo para obter uma maior governabilidade, com o objetivo de manter a opinião pública favorável”, salienta o jornalista.

O problema da comunicação pública

Tesseroli aponta que muitas vezes a comunicação pública é usada para difundir os interesses do governo vigente ou de uma parcela específica da população. Da mesma forma, o público tende a se interessar mais por assuntos relacionados ao entretenimento e fofoca de celebridades, do que por assuntos de interesse público, como os preços dos combustíveis ou questões da saúde relacionados à Covid-19.

Neste sentido, o interesse público, o interesse do público e os interesses dos governos entram em conflito. Por isso, é importante incentivar a participação do cidadão no debate político. Tesseroli afirma que participar de audiências públicas é uma forma de manter o diálogo com os governantes, sendo fundamental para a manutenção da democracia.

“A audiência pública é um instrumento importantíssimo de comunicação política, porque é onde todos os atores sociais de um determinado assunto podem se reunir para discutir o que lhe são de interesse. A partir da discussão e troca de informações, os grupos chegarão a um consenso, possibilitando tomar decisões que vão levar ao encontro daquilo que é interesse do cidadão. Uma audiência pública é feita para que o cidadão seja ouvido. É um ambiente onde ocorrem trocas, negociações, interações, onde o interesse no fim é que se prevaleça aquilo que é de interesse público”, conclui.

Tesseroli discutiu sobre comunicação pública em edição do programa Diversos da Pós, da Rádio Uninter,  exibido no dia 28.abr.2022. A live foi mediada pelos professores Joice Diaz e Clóvis Teixeira Filho. Para conferir o episódio na íntegra, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *