Empreender na comunicação: Rivaroli diz como fazer a diferença

Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo

O desemprego recuou para 14,1% no segundo trimestre de 2021, mas ainda atinge 14,4 milhões de brasileiros, conforme levantamento do IBGE. Os dados refletem com rigor os desafios que foram impostos pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

A pesquisa, além de mostrar um número preocupante de pessoas que desistiram de procurar emprego, destaca também o número bastante elevado de trabalhadores que atualmente estão na informalidade, ou seja, trabalhadores sem carteira assinada.

Destes momentos de dificuldade é que surge a necessidade de empreender no Brasil, quando muitas pessoas ficam sem alternativa para ganhar sua sobrevivência. Inovar através da criatividade, aproveitar movimentos sociais e econômicos, encontrar oportunidades. Mas, afinal, o que é empreender e como podemos colocar a mão na massa para concretizar uma ideia, um sonho ou até mesmo um projeto social?

Muito se engana quem acha que empreender é somente abrir um negócio, ou mesmo uma pequena empresa. Verificar as possibilidades, analisar problemas e oportunidades pode se tornar algo útil para uma sociedade, gerando impacto positivo em muitas pessoas.

Por meio da criatividade podemos mudar a realidade, mas para isso é extremamente importante analisar o mercado em que se está entrando e pensar sobre como se colocar nele. O empreendedor faz parte das dinâmicas de mudança na sociedade. Uma entidade que conhece bem esse cenário e apoia e capacita pessoas interessadas em inovar é o Sebrae.

“Bom senso não pode ser confundido com autocensura. A gente se censura demais e todos os empreendedores com os quais falei dizem a mesma coisa: não tenha medo de errar. Eu errei muito antes de acertar, mas só acertei porque errei muito”, diz Guilherme Rivaroli, egresso do curso de Jornalismo da Uninter e apresentador do programa Paraná no Ar, da RIC Record TV em Curitiba (PR).

Rivaroli foi o convidado da última edição do programa Rota e Serviços, que falou sobre empreendedorismo. Transmitido em 26.ago.2021 pela Rádio Uninter, contou também com a presença da professora do curso de Gestão de Turismo Aline Pires.

Entender a necessidade do meu cliente, diferenciar o que eu faço dos outros, são atitudes que podem gerar um conhecimento e valor agregado à marca, além do lucro. É preciso ainda saber olhar o futuro do trabalho, que discute novas tecnologias e novos empreendedores. “Usar o que está inventado de formas diferentes, esse é o pulo do gato”, afirma Rivaroli.

No jornalismo é necessário sempre inovar, mas lembrando que nunca devemos passar dos limites cívicos, jurídicos e morais. Somos desafiados todos os dias a fazer diferente. “Nunca um programa que apresento é igual ao outro”, comenta o jornalista. Ele destaca que sua profissão pode ser reinventada todos os dias.

“Empreender na profissão não é somente estar nas redes. É fazer a diferença na vida das pessoas. Agregar um pouco na formação de cada um que me assiste, trazer sempre aquele algo mais”, conclui Rivaroli.

Você pode assistir ao programa completo por meio da página do Facebook e do canal do YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *