Egresso da Uninter conquista prêmio com monografia sobre a história do Ceará

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Baía de Mucuripe. Assim era conhecido o Ceará até o ano 1612. O estado, situado na região Nordeste, conta com mais de 9 milhões de habitantes e seus mais de 200 anos de autonomia provêm centenas de belas e importantes histórias.

Um personagem importante para a construção do Ceará foi Raimundo Girão. Como homem público, foi prefeito de Fortaleza e também ministro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Além disso, Girão deixou um legado intelectual imenso como historiador e escritor, com mais de 54 títulos, entre livros e plaquetas, focados principalmente na geografia e história do estado.

A importância dessa personalidade fez surgir o Concurso de Monografias Pequena História do Ceará — uma releitura da obra de Raimundo Girão, realizado pelo Instituto Myra Eliane em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O concurso, realizado em 2020, teve como objetivo estimular a escrita e a leitura, recebendo monografias de todas as partes do Brasil, e a Uninter apareceu no pódio entre as principais colocações com um dos seus milhares de egressos.

Floriano Benevides de Magalhães Neto, 53, mora em Fortaleza e participou da etapa com a monografia Ensaio sobre a colonização, religiosidade e formação econômica do Ceará pela abordagem de Raimundo Girão. Floriano conquistou o terceiro lugar, recebendo um prêmio de 3 mil reais e um iPad. Advogado e egresso do curso de Sociologia, estudou no polo Farias Brito, na capital cearense.

“É a minha quarta graduação. Tenho formação em Ciências Econômicas, em Direito, e pela Uninter em Filosofia e Sociologia. Tenho também pós-graduações em Direito e mestrado internacional em Resolução de Conflitos”, relata.

A Sociologia estuda a sociedade, as relações entre as pessoas em determinada comunidade ou diferentes grupos. Com as ciências sociais, é possível compreender diversas dimensões, como culturais, políticas e antropológicas. “Uma busca de causas e efeitos, o passado que repercute no presente e o presente como pressuposto do futuro. Cabe-nos refletir sobre como encaminhar possibilidades melhores para as pessoas, analisando-se vários aspectos, entre os quais históricos, políticos, econômicos e sociais. O homem como agente de mudanças dentro da sociedade, como pessoa consciente de sua importância e de sua capacidade”, diz Floriano quanto ao curso.

A monografia, que nasceu com a ideia de ser seu trabalho de conclusão de curso, acabou ganhando outra vertente ao ser inscrita no concurso. Floriano, com sua obra inédita, recebeu o prêmio em cerimônia realizada em outubro de 2021.

“Monografia em forma de ensaio é muito complexa. Tem-se que expor sua opinião e essa opinião tem que ser consistente e tentar contribuir para o conhecimento das pessoas que nos dão a satisfação de sua leitura. A monografia era para estudantes de graduação e pós-graduação em cursos como História, Letras, Jornalismo e Sociologia. Ou seja, diversos tipos de análise sobre os mesmos temas. Ao ler o livro de Girão, descobri muitos fatos que senti necessidade de abordar, contextualizar, divulgar. E a modalidade ensaio proporcionou a liberdade e a responsabilidade de expor de forma crítica e opinativa, originária dos estudos da Sociologia”, alega o egresso.

Esta não é a primeira participação de Floriano em concursos de obras literárias. Ele também participou do concurso anterior promovido pelo Instituo Myra Eliane sobre a obra de Parsifal Barroso O Cearense, livro que retrata a formação do povo cearense. Para ele, é importante escrever obras como esta pois a história precisa ser discutida e preservada, fazendo parte do dia a dia das pessoas, divulgando ao público fatos históricos desconhecidos para firmar a identidade de seu povo.

Floriano ganha inspiração de diversas vertentes importantes em sua vida, principalmente da mãe, professora que o sempre o incentivou a estudar, e sua filha, advogada e autora de diversos artigos científicos. “Ressalto a todos a importância da persistência e da força de vontade. Por mais que pareça difícil, pelo menos tentar é fundamental. Não desistir, os sonhos são projetos de vida, e muitos podem se realizar”, declara.

“Pretendo continuar escrevendo, agora também na área da Sociologia e da Filosofia. Tenho a satisfação de agora ser um graduado nessas áreas e considero a oportunidade de tentar contribuir um pouco para discutir temas sociais e pessoais. E planejo exercer o magistério em breve, para buscar transmitir e receber ideias e opiniões. Aliás, penso que a vida é feita por atos e atitudes, cabe a nós procurar deixar um legado de contribuições, não só em termos de conhecimento, mas para a felicidade das pessoas. Ser marcante. Quem conseguir, o tempo passará, a vida findará e, todavia, ficará eternizado na emoção de alguns”, finaliza Floriano.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Arthur Salles


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *