NEUROPSICOPEDAGOGIA

É preciso entender o cérebro para acertar na educação das crianças

Autor: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

O Polo Ingleses da Uninter, em Florianópolis (SC), realizou no último dia 17 de junho uma palestra com o tema “Como se relacionar com crianças e famílias através da comunicação assertiva”. A apresentação foi feita por Graziela Rodrigues, aluna de pós-graduação em Neuropsicopedagogia da Uninter.

A neuropsicopedagogia é o estudo do funcionamento cerebral aliado ao aprendizado. “É conseguir entender como nossa parte neurológica, psicológica e cognitiva consegue nos ajudar no processo de aprendizagem, como eu entendo meu cérebro, corpo e sentimentos para melhorar esse processo”, explica Graziela.

Graduada em Processos Gerenciais pela Uninter, Graziela Rodrigues é coach de pais e filhos, especialista em psicologia transpessoal e coautora dos livros “Como lidar com crianças e adolescentes?” e “Contos que curam: educação emocional através dos contos”.

Durante o evento, Graziela aplicou um exercício prático que buscou promover uma reflexão dos participantes sobre a assertividade da comunicação. Com as crianças, é preciso saber se comunicar com firmeza e gentileza ao mesmo tempo. De acordo com a especialista, a comunicação verbal e corporal influencia na forma com que o outro recebe a mensagem.

O profissional dessa área procura identificar as potencialidades cognitivas do sujeito, independentemente de qualquer dificuldade de aprendizagem, distúrbio ou anomalia neuropsíquica. E, além disso, identificar essas potencialidades e estimular seu desenvolvimento, com base no conhecimento das redes neurais. Ele ainda treina pais ou professores, no entendimento neurocognitivo de filhos e alunos visando a inclusão escolar e social.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Ingleses


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *