Diálogos entre conceitos e práticas

Autor: Andréia Andrade Rocha e Mônica Caetano Vieira da Silva*

A cultura humana é marcada por práticas que movimentam e apresentam experiências resultantes de observação e criação, seguindo um fluxo constante de mudanças. Considerando a ideia de ciclicidade na construção do conhecimento humano, buscamos sempre apoio naquilo ou naqueles que nos antecedem, com experiências que ainda estamos por vivenciar, relacionando aos conhecimentos científicos que já incorporamos anteriormente ou que passamos a conhecer.

A pedagogia freiriana, que tanto sentido nos traz à prática, afirma que a “prática docente crítica envolve um movimento dinâmico, dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer” (Freire, 1998) e construir um conhecimento que responda às necessidades de uma comunidade, torna-se o compromisso primeiro de uma pedagogia que prioriza um mundo mais isonômico. Desta forma, a troca de experiências entre o fazer e a sistematização dos conhecimentos específicos, como inovar este fazer, é constante para transformar e gerar sentido no existir.

Compartilhar saberes, repensar e inovar suas práticas é um compromisso que a Escola Superior de Educação da Uninter assume com os seus estudantes. Portanto, a cada momento novas experiências significativas são reveladas. No primeiro semestre de 2021, a ESE promoveu, entre tantos eventos importantes, os Colóquios de Práticas que abordaram temas como Multiculturalismo: Relações Étnicos Raciais (Colóquio 1) e Empreendedorismo, Criatividade, Inovação e Responsabilidade Social (Colóquio 2).

Atrelado às práticas interdisciplinares, os colóquios proporcionaram momentos ímpares de aprendizado e trocas de experiências e contaram com a participação de professores convidados externos, professores da Uninter, bem como dos estudantes e representantes de polos de apoio à educação a distância.

Buscando a multiplicação de conhecimento e a troca de experiências, o colóquio sobre multiculturalismo trouxe conceitos referentes às questões étnico-raciais, suscitando reflexões acerca da  matriz cultural brasileira, abordando pesquisas científicas no âmbito teórico e pesquisas em políticas públicas educacionais no âmbito prático que  possibilitam o desenvolvimento  social.

Trazendo novos conceitos e oportunizando novas aprendizagens, o Colóquio de Práticas proporcionou uma rica experiência a todos que acompanharam o evento e, em especial, aos nossos estudantes. O colóquio Empreendedorismo, Criatividade, Inovação e Responsabilidade Social possibilitou a socialização do projeto intitulado “SEE COLOR – linguagem tátil”, que auxilia as pessoas com deficiência visual no conhecimento e reconhecimento das cores por meio da criação de um código tátil de cores, um produto inovador, desenvolvido pela pesquisadora de pós-doutorado Sandra Wt. Marchi.

Além destes projetos, o evento contou com a apresentação do Coral Vozes de Angola, formado por pessoas com deficiência visual, que inclusive revelaram a importância do projeto no sentido de melhorar situações da vida cotidiana. Também participaram representantes de polos da Uninter e de uma acadêmica, compartilhando projetos também inovadoras e criativos de sua região.

Esses eventos oportunizaram importantes trocas de experiências envolvendo temas de pesquisas científicas e projetos práticos inovadores na área da educação, possibilitando novos conhecimentos e favorecendo certamente o surgimento de novas práticas pedagógicas.

 

Andréia Andrade Rocha é especialista em Artes Visuais e professora do curso de Pedagogia da Escola Superior de Educação da Uninter.

 

 

Mônica Caetano Vieira da Silva é mestre em Educação e professora do curso de Pedagogia e do curso de Educação Especial da Escola Superior de Educação da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Andréia Andrade Rocha e Mônica Caetano Vieira da Silva*
Créditos do Fotógrafo: Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *