Diálogos com o chefe ajudam a saúde da empresa

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Uma empresa é um organismo vivo, como metaforiza o britânico Garreth Morgan em seu best-seller Imagens da Organização. Precisa se organizar em subsistemas inter-relacionados e inter-dependentes, condição necessária para a sobrevivência. Ou seja, o todo padece se as partes não funcionarem de forma orgânica com as necessárias trocas entre si.

“Geralmente o colaborador não passa de uma engrenagem em uma empresa”, avalia a líder de equipe do Centro de Mediação Acadêmica da Uninter, Rafael Rozgrin. Geralmente, mas nem sempre. Ele faz parte de uma iniciativa que vem mudando essa regra dentro da instituição. Rafael foi um dos 20 colaboradores da Uninter que participaram nesta quinta-feira (29) de um encontro frente a frente com o diretor executivo do Grupo Uninter, Osny Augusto Junior.

Realizada na unidade da 13 de Maio, esta foi a segunda edição do ano do “Café com o Diretor Executivo”, proposta que visa aproximar grupos focais de colaboradores com o CEO da instituição. Este é o momento em que eles podem apontar o que está funcionando e o que não está dando certo em seus departamentos, além de apresentar sugestões para melhorar o fluxo de trabalho. “Isso trouxe uma aproximação com a diretoria executiva e coloca os colaboradores em evidência”, diz Rafael.

Assim como no primeiro encontro, realizado em maio em outra unidade da instituição, foram discutidos pontos positivos e negativos de situações que acontecem nos diferentes setores da unidade 13 de Maio. Nesta ocasião, estiveram presentes professores e colaboradores da equipe técnico-administrativa.

Osny ressalta que esse encontro foi muito importante pois os problemas em ambas as áreas se correlacionavam. “Foi muito produtivo, aconteceram muitas trocas de ideias” sintetiza. “Formamos um grupo de trabalho onde deixamos uma pessoa responsável por unir as ideias do grupo e trazer melhorias de como fazer o trabalho ser ainda melhor. Acho que é importante que essa barreira entre acadêmico e administrativo não exista, porque é uma empresa só e deve trabalhar unida. Um depende do outro. O saldo da reunião foi muito positivo”, destaca o diretor executivo.

Para Daniele Assad Gonçalves, professora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança, essa oportunidade serviu também para apresentar propostas tanto do lado da diretoria como dos colaboradores.

“Todas as propostas apresentadas pelos colaboradores, assim como os direcionamentos que o diretor executivo deu nesse encontro, refletem a melhora que a empresa vem tendo ao longo dos anos. A Uninter tem 21 anos de existência e eu estou nessa trajetória há 11 anos, então a melhoria é contínua e esses encontros proporcionam que os colaboradores possam dar o feedback do que esta acontecendo, do que melhorou e o que pode vir a ser melhorado”, explica Daniele.

O próximo “Café com o Diretor Executivo” será na unidade Mossunguê e Araucárias, no dia 27 de julho. As inscrições para os colaboradores interessados estarão disponíveis no intranet da instituição.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *