Década do envelhecimento saudável coloca desafios para a população latino-americana

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

A década em que estamos vivendo atualmente, de 2021 a 2030, foi definida pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) como a década do envelhecimento saudável. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população da América Latina para as questões que envolvem o envelhecimento humano, uma vez que o continente passa por uma acelerada mudança em seu perfil demográfico.

Segundo projeção do IBGE para 2060, uma em cada quatro pessoas no Brasil estará com idade acima dos 60 anos, sendo considerada idosa. O cenário global com alta percentual de pessoas idosas coloca as entidades ligadas à saúde em situação de alerta, pois é preciso se preparar para este novo contexto.

De acordo com a OPAS, este é o momento de “reunir esforços de governos, sociedade civil, agências internacionais, profissionais, academia, mídia e setor privado para melhorar a vida das pessoas idosas, de suas famílias e comunidades”. A entidade enumerou quatro ações que serão exploradas durante a década para melhorar a qualidade de vida da população idosa. Entre elas estão:

1) Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento;
2) Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas;
3) Integrar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa;
4) Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitam.

Como envelhecer de maneira saudável?

Maria Caroline Waldrigues é enfermeira e professora na área de saúde da Uninter. Ela explica que o envelhecimento é muito destacado pelas pessoas pela questão física e estética, mas que o processo vai além das rugas e dos cabelos brancos.

Maria conta que alguns hábitos ainda bastante comuns, como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, podem trazer muitos problemas na terceira idade.

Para Rafaela Von Ancken, nutricionista e professora na área de saúde da Uninter, existem vários pontos que podem ser abordados quando falamos de envelhecimento, como a prática de exercícios físicos e a alimentação.
“Se a gente fosse focar em uma alimentação mais saudável, podemos falar das frutas, verduras e legumes. Evitar alimentos processados ajuda a trazer qualidade a esse processo de envelhecimento”, explica.

Além disso, Rafaela destaca a importância de o idoso não ser visto como alguém incapaz de realizar determinadas atividades. “Muitas vezes a própria família não enxerga no idoso alguém que tem capacidade de desenvolver suas próprias atividades”, afirma.

“Temos que fazer com que eles se sintam sujeitos que têm voz, direitos e possibilidades de escolha, mesmo com o passar dos anos”, completa Maria Caroline.

O tema foi abordado durante edição do programa Sua Saúde, apresentado pela jornalista Barbara Carvalho e transmitido pelo canal de Youtube da Rádio Uninter em 12.abr.2022. Uma parceria da Escola de Saúde com a Rádio Uninter, o programa recebeu as professoras Maria Caroline Waldrigues e Rafaela Von Ancken para conversar sobre o assunto. É possível assistir à transmissão completa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *