Cursos profissionalizantes ampliam oportunidades no mercado de trabalho

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Com o objetivo de democratizar o acesso dos jovens à educação e ao mercado de trabalho, possibilitando o incremento da renda familiar e o avanço econômico do país, a Unintertech lançou 25 cursos profissionalizantes em novembro de 2022. Até o momento, são cerca de 2,5 mil estudantes matriculados em todo o Brasil.

As profissionalizações estão vinculadas a seis eixos de conhecimentos: Ambiente e Saúde, Pessoas Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer (veja cada um deles aqui).

O professor coordenador dos cursos, Felipe Pellin, revela que o corpo docente também já se prepara para o lançamento de mais sete “cursos de excelência” em julho 2023. São as profissionalizações em Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Assistente de Controle de Qualidade, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar de Marketing, Axiliar Jurídico, Gestão Imobiliária e Recepcionista em Serviço de Saúde.

Everson Martins, professor tutor dos cursos, afirma que as qualificações são indicadas para jovens que ainda não concluíram o ensino médio ou aqueles que já finalizaram e buscam uma oportunidade para se inserir rapidamente no mercado de trabalho, com duração de oito a dez meses. Mas não existe uma limitação quanto a faixa etária, já que o coordenador Pellin complementa que a média de idade dos alunos é 43 anos e eles têm estudantes de 16 a 77 anos ativos.

“São grandes possibilidades para aqueles que buscam uma formação inicial para o mercado de trabalho, mesmo não tendo concluído o ensino médio. Mas também a possibilidade de atualização na sua área de atuação ou até mesmo de mudar de segmento, se mantendo atualizado e apto para os novos desafios que surgem no mundo do trabalho. Outra oportunidade é na qualificação do currículo, adquirindo novos conhecimentos, aperfeiçoando o que já se sabe ou que precisa reforçar, e assim ampliar e melhorar as suas habilidades de trabalho”, explica Martins.

Primeira formada

A egressa Yasmin Rosa, de 23 anos, é a primeira formada no profissionalizante de Cuidador de Idosos, finalizado em abril. Vinculada ao polo de apoio presencial (PAP) da Uninter em Piraquara (PR), Martins afirma que ela “obteve nota máxima em praticamente todas as disciplinas”.

Yasmin atualmente trabalha como operadora de telemarketing, mas se interessou pela área de cuidadora há seis anos, quando morava em uma casa religiosa e realizava os cuidados de uma senhora. “Acabei me apaixonando por essa profissão, mas sempre tive receio e medo de encarar algo novo”, lembra.

Ainda em 2017, iniciou um curso de licenciatura em Letras-Português por incentivo de uma amiga, mas não finalizou por não se identificar com a graduação. Foi com o nascimento da filha, Ana Lua, de oito meses, que a jovem teve certeza de que queria “mudar de vida” e fazer algo que gostasse e que fosse mais rentável.

“Ano passado, buscando instituições para realizar o curso de cuidador, encontrei um anúncio da Uninter e me interessei. Gostei muito e me sinto realmente capacitada. Os professores sempre deixavam as explicações de forma clara e, mesmo sendo um curso EAD e não tendo contato direto com eles, pude me sentir bem acolhida”, garante.

A egressa diz que passou por alguns desafios durante os estudos, principalmente com a organização do tempo, já que precisava conciliar com o trabalho de telemarketing e a maternidade. Mas com o suporte da instituição, não desistiu e conseguiu se formar.

“Quando a instituição está disposta a ajudar o aluno, é algo que fica marcado e eu me sinto grata por ter tido esse tempo um pouco maior para concluir as matérias. Me ajudou muito”, salienta.

Yasmin afirma que o curso ampliou as possibilidades de entrar em uma área de seu interesse e, com “uma certificação de uma instituição renomada”, vai facilitar o caminho. A profissionalização também ampliou as perspectivas de caminho, já que pensa em iniciar uma graduação de Enfermagem.

“Só agradecer a toda a equipe da Uninter por estar sempre evoluindo e sem perder a qualidade de seus cursos. Sou muito grata por ter tido essa oportunidade de ser aluna Uninter, é algo que vai estar sempre comigo. Esse curso agregou muito na minha vida e tenho certeza de que é só o início dessa jornada. Quem sabe eu reencontre a Uninter mais algumas vezes nesse caminho”, conclui.

Pellin afirma que os cursos ofertados pela Unintertech visam contribuir com a sociedade em todos os aspectos acadêmicos e são mais uma opção em meio a um leque de oportunidades para que o estudante se aprimore e possa contribuir de maneira efetiva com a sociedade.

Cursos técnicos

A Unintertech também oferece cursos técnicos, com duração de 18 a 24 meses, destinados a estudantes que estão no ensino médio ou acabaram de concluir. Já são quase sete mil matriculados nos cursos que, por enquanto, são ofertados apenas no Paraná.

De acordo com o tutor Martins, entre as vantagens estão as possibilidades de o estudante, por meio de estágios, experienciar a prática no mercado de trabalho, o alto índice de empregabilidade, um bom retorno financeiro e valores acessíveis na mensalidade.

“Isso ocorre por causa da carência de profissionais de nível técnico no mercado de trabalho, que, de modo geral, possuem muitas vagas a serem preenchidas por um profissional que esteja preparado para assumir diferentes demandas nesta área”, finaliza.

Interessados podem conferir todos os cursos técnicos e profissionalizantes disponibilizados pela Unintertech e se matricular por meio da página oficial da instituição.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels e arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *