Quer empreender na comunicação? Novo livro reúne dicas

Autor: Assessoria Intersaberes

Informar, tocar corações e melhorar a vida de todos nós: esse é o propósito da Comunicação. Na era da informação instantânea, as novidades circulam todas ao mesmo tempo. Já não se pode mais prever a clássica interação entre um emissor, um receptor e uma mensagem.

A comunicação torna-se requisito básico para qualquer profissão – e uma chamativa oportunidade de empreendimento. O mercado está convidativo, ao mesmo tempo que a concorrência nunca esteve tão afiada. Como aproveitar a alta demanda e caminhar com segurança rumo aos bons resultados? O livro Gestão de Negócios em Comunicação (Intersaberes) chega para te ajudar nesta missão.

A autoria é da professora da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter Aline Cristina Pires. O lançamento da obra acontece em Curitiba, no dia 26 de maio, às 18h30, na Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel). A autora estará presente para conduzir sessão de autógrafos e conversar com o público sobre o gigante potencial do atual mercado de comunicação e os cuidados a serem tomados ao empreender no ramo comunicacional.

“Esta obra foi construída a partir de cases reais, de histórias e experiências de profissionais da área que resolveram empreender. Traz a prática do empreendedorismo na comunicação. Apresenta situações cotidianas e como foram solucionadas, alinhando com a formatação de um plano de negócios, a construção de missão, visão e valores para uma organização na área de comunicação”, cita a autora. O evento é gratuito e aberto ao público.

Os primeiros passos do negócio

Abrir uma empresa de comunicação exige as mesmas burocracias que os demais ramos comerciais. Elaborar um bom plano de negócios, definir o tipo de empresa (MEI, ME, Ltda, S/A, etc), escolher as atividades que serão exercidas (CNAE), compor o contrato social… São muitas etapas, cadastros e documentos que levam à formalização de uma nova empresa. “A etapa que sem dúvida é uma das mais problemáticas para o ramo da comunicação é a escolha das atividades que serão exercidas”, alerta Aline.

“Geralmente são profissionais muito criativos e multitarefas, e torna-se difícil sintetizar quais serão as atividades exercidas. Nesta etapa é sempre bom contar com o apoio de um contador, por exemplo”, sinaliza a autora.

A aposta no setor da comunicação fica mais promissora diante da digitalização das dinâmicas de consumo e informação. Se hoje toda marca precisa de presença digital, há muita demanda para quem trabalha com produção e distribuição de conteúdo – e muito espaço para novos modelos de negócio. “Com a ascensão do trabalho remoto, muitos profissionais entenderam que poderiam ser e ter uma empresa diretamente de suas casas, sem a necessidade de grandes estruturas físicas para que pudessem atender seus clientes, o que era algo imprescindível até pouco tempo”, comenta Aline, sobre a profissionalização das chamadas “eugências”.

Logo nos dois capítulos de abertura do livro, a autora informa sobre a criação de um segmento de negócio e as questões legais e contábeis para sua montagem.

Ética ao comunicar

Assim como os médicos e os advogados, todo profissional da comunicação possui seu código de ética. Na posição de dono do negócio, o comunicador empreendedor assume responsabilidade sobre as questões éticas empresariais e será diretamente penalizado, se necessário. “A ética faz toda a diferença no mundo corporativo. O respeito aos concorrentes, a prática de preços condizentes com o mercado, o cumprimento das obrigações para com os colaboradores, além de responsabilidade social e ambiental, são alguns dos imperativos”, salienta a autora.

“Na produção de materiais comunicacionais, há que se trabalhar sempre com as informações reais, claras, precisas, observando e respeitando a legislação vigente, de modo a não induzir o cliente ou o consumidor em erro. Ética nas vendas e nas negociações também é indispensável”, reitera, sobre o perfil empreendedor necessário à conquista de um sólido espaço no mercado.

Do projeto inicial aos insights criativos, o livro Gestão de Negócios em Comunicação é o incentivo prático e bem embasado para todo comunicador que deseja tornar-se seu próprio chefe. Leitura recomendada a jornalistas, publicitários, mercadólogos, gestores de mídias sociais. Enfim, a todos os profissionais e também estudantes da comunicação e do marketing.

A obra é dedicada ao ilustre radialista Michel Micheleto (in memoriam), presidente da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Estado do Paraná) e Diretor Executivo da Rádio Banda B, que faleceu de Covid-19 em 2021.

Confira mais sobre o livro neste link.

Lançamento do livro Gestão de Negócios em Comunicação, de Aline Cristina Pires

Data: 26 de maio de 2023

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Livraria Da Vila (Shopping Pátio Batel) – Av. do Batel, 1868 – Loja 314 – Batel, Curitiba – PR, 80420-090

Número de páginas: 196

Preço: R$78,40

Editora: Intersaberes

Evento gratuito e aberto ao público.

Sobre a autora:

Aline Cristina Pires graduou-se em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (2008) pela faculdade Opet (FAO), instituição na qual também fez especialização em Gestão de Marketing (2012). Possui especialização em Formação Docente para EAD pelo Centro Universitário Internacional Uninter, onde atualmente cursa especialização em Gestão de Mídias Sociais. É mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2023).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria Intersaberes
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *