Curso da Uninter profissionaliza interessados na carreira política

Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo

Exercer um cargo político demanda o desenvolvimento de múltiplas competências, além das virtudes exigidas, como transparência, ética e responsabilidade. Sair do amadorismo e ter conhecimento acadêmico para o desempenho de todas as atribuições que norteiam o universo político é o objetivo do curso de Gestão de Partidos Políticos, da Uninter.

Para esclarecer as características desta graduação, os professores da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança Karolina Roeder e Lucas Massimo realizaram um bate-papo, a convite do polo de São Luiz Gonzaga (RS), trazendo os diferenciais que o candidato a uma cadeira partidária adquire ao cursar este curso superior.

Massimo, coordenador do curso, destacou o caráter inovador e pioneiro que a instituição possui, sendo este tecnólogo o primeiro do Brasil. Também coordenador do curso de Ciência Política, ele é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vinculado ao programa de Pós-Doutorado do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).

“Esta formação faz parte do nosso plano de desenvolvimento institucional, que pensa as profissões do futuro. Possuímos mais de 20 anos de experiência na área de Ciência Política e sabemos que os partidos políticos desempenham um papel central em qualquer regime democrático, sendo instituições que têm como finalidade apresentar os candidatos para que a população possa escolher a classe política. Para termos uma democracia forte e um regime representativo sólido, precisamos de partidos políticos e candidatos bem formados. A proposta do curso é esta, entender a atividade político-partidária como uma atividade profissional, saindo do amadorismo”, comenta o professor.

Karolina, professora do curso e dos bacharelados em Ciência Política e Relações Internacionais e doutora em Ciência Política pela UFPR, enfatizou que o curso é muito completo e abrange várias atividades, tanto relacionadas às eleições, quanto à vida partidária.

Segundo ela, entender o quociente eleitoral, a conquista das cadeiras nos partidos e compreender os diferentes sistemas eleitorais são alguns dos importantes conhecimentos que os alunos adquirem na graduação, que conta também com a exclusividade da disciplina de Oratória para lideranças políticas, em que o discente tem contato com ferramentas específicas para escrita de discursos e contra-argumentação.

Autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), o tecnólogo possui duração de dois anos, sendo 1.920 horas de conteúdo orientado para a prática, sem prejuízo à relevância da teoria. De acordo os professores, o curso foi desenvolvido para formação de gestores que atuem no serviço público de forma pensada, e não improvisada. O profissional deve suprir as demandas das instituições políticas dentro das legislações vigentes, com compreensão, ordem e planejamento para solução dos problemas de ordem parlamentar, tanto na atuação como assessores, quanto legisladores, visto que o curso oferece conhecimentos voltados para a atuação política em sentido amplo.

A conversa entre os docentes ocorreu no dia 8 de abril de 2022, e você pode assistir à transmissão completa no canal do YouTube da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *