Criminalista diz o que se espera de um tribuno qualificado

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

O curso de Direito da Uninter inaugurou o semestre letivo com um assunto que costuma encantar os estudantes, o tribunal do júri. Autoridade na área, o advogado criminalista Eduardo Coutinho Junior tratou do assunto. Em 30 anos de experiência, atuou em 400 júris. A palestra “Teoria e prática do tribunal do júri em casos concretos” abordou aspectos técnicos e práticos presentes na rotina de um tribunal, com destaque à arte da oratória e retórica.

“Muitas pessoas abrem curso do tribunal do júri, mas não têm a oratória, não têm a retórica, não sabem como aplicar na oratória. Tem de ser um profissional que realmente seja senhor do conhecimento, saiba quem é, onde está e onde pode chegar. Agora, uma pessoa que apenas está transmitindo aquilo que já estudou na universidade não está qualificado para realmente fazer a diferença e ser excelência no mercado”, diz o criminalista.

Segundo Coutinho Junior, é isso que se espera de um tribuno qualificado. “É difícil ver um advogado criar um personagem e dramatizar, formar um quadro análogo e concluir sua atuação com um discurso vibrante e trazer isso com satisfação a todos que se encontram no plenário do júri”, diz.

“Os alunos possuem um encantamento pelo tribunal do júri, justamente porque é algo que se vivencia pela televisão, nos filmes, claro que não transmitem tanta fidelidade, mas é algo que instiga os corações e as mentes dos alunos a ver a atuação de professores e alunos veteranos com experiência nessa área”, esclarece Jaílson de Souza Araújo, coordenador do curso de Direito da Uninter.

O tribunal do júri é uma das modalidades da advocacia criminal. “Considerando esse recomeço é muito importante que nossos alunos tenham confiança no que eles querem na sua profissão. Com tantos profissionais partilhando as suas experiências no decorrer desse semestre, eu tenho certeza que eles irão trilhar novos horizontes e encontrar o caminho certo a seguir na carreira”, reitera Debora Veneral, diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política Jurídica e Segurança da Uninter.

O evento recebeu 180 estudantes no início do mês no campus Garcez e foi promovido pelo curso de Direito e a Escola Superior de Gestão Pública, Política Jurídica e Segurança da Uninter.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *