Polos do Rio visitam Uninter para ver como se faz a educação a distância

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

Alunos, gestores e coordenadores de cinco polos da Uninter no Rio de Janeiro desembarcaram no último dia 10 na capital paranaense para conhecer de perto todas as instalações do Grupo Uninter. Desde logística à diretoria geral da instituição, o roteiro de passeio se desdobrou em dois dias. No último encontro, foi realizadas apresentações de diretorias das escolas, palestras e mesa de debates.

O passeio foi organizado pelos gestores dos polos da Uninter do Rio com o intuito de estreitar o relacionamento de alunos, colaboradores e gestores, entre a sede corporativa e de toda diretoria do grupo, além de acompanhar todo processo de produção da instituição. A viagem contou com 31 pessoas.

A ideia do tour por Curitiba partiu da ex-consultora dos polos do Rio de Janeiro Cecília de Souza Pestana, antes do atual consultor, Rodrigo Augusto da Silva. “Eu assumi a região depois e logo dei continuidade à programação das atividades importantíssimas para a formação dessas pessoas”, diz o consultor.

O roteiro começou pela sede corporativa do Grupo Uninter. Lá, foram apresentados todos os departamentos e, depois, uma reunião com a diretoria geral. “Tiramos todas nossas dúvidas, inclusive com a plataforma que utilizamos para estudar através do AVA, pelo EAD”, diz José Luiz Lima Muniz , aluno de engenharia elétrica da Uninter de São Gonçalo.

à tarde o grupo foi levado para conhecer o setor de logística da Uninter em Campo Largo, de onde são enviadas mais de 100 mil toneladas de materiais a cada ano aos alunos dos polos pelo Brasil. Durante a visita, foram entregue livros aos visitantes, produzido pela editora Intersaberes, especialista em conteúdo para universitários. Depois, seguiram para os estúdios onde são produzidos os vídeo-aulas para os cursos do EAD.

Aluna do curso de Relações Internacionais, Tatiana da Silva Rezende ficou emocionada em acompanhar todo processo de produção dos materiais nos estúdios da Sede das Araucárias, no bairro Mossunguê. “Me senti em uma sala de aula. Os bastidores, a equipe, os professores preparados para gravar. Foi incrível, a tecnologia é de ponta”, explica a aluna.

O diretor-executivo do Grupo Uninter, Osny Augusto Junior, explica a importância em aproximar os polos para conhecer a estrutura da empresa. “A humanização é importante para nós. A forma de ampliar o conhecimento faz parte de todo processo, além disso, afina a curiosidade de como tudo é produzido, o que é estudado e de onde sai todo o material”, explica Osny.

No último dia de visita, foi apresentado aos alunos os novos kits de comunicação e de engenharia para os estudantes dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda e de engenharia, distribuídos gratuitamente durante o período de curso. Além disso, o reitor da Uninter, Benhur Gaio, coordenadores e diretores das escolas fizeram uma apresentação sobre o ensino em sala de aula e foi aberto uma roda de debates para sanar dúvidas dos estudantes.

A visita levou alegria ao diretor administrativo da  Uninter, Gabriel Picler, que cogita a criação de um novo espaço para receber alunos dos polos de todo o país. “A fala de todos os estudantes me deixou contente, pude identificar coisas que eles ainda precisam”, disse o diretor.

Superação

Estudante de teologia do polo de Realengo, Andrea Pereira do Nascimento pedalou mais de 30 quilômetros de bicicleta para chegar ao aeroporto do Galeão, no Rio, a tempo de embarcar para Curitiba. Eram duas horas da madrugada de quinta-feira e começava uma nova aventura de Andreia junto com seu marido, que sempre a apoia em suas decisões.

“Não temos condições de utilizar carro, então, pegamos a bicicleta, colocamos as malas na garupa reforçada com cordas e fomos até o aeroporto” explica Andreia, contente de poder viajar pela primeira vez de avião.

A ansiedade era visível no rosto da estudante que batalha todos os dias para alcançar seus objetivos. O ensino a distância é a única forma que a aluna tem para acessar seus estudos. “Agradeço à Uninter por oferecer o melhor material, não preciso me deslocar até o polo todo dia”, relata a carioca.

Andrea se impressionou com o tamanho do Grupo Uninter. “Não sabia de toda essa estrutura. Para mim era aquilo e pronto. É um trabalho grandioso, valeu todo o sacrifício”.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *