Crea-PR congratula Uninter por mais de 3,5 mil ARTs cadastradas pelos egressos

Autor: Nayara Rosolen – Estagiária de Jornalismo

Com dois anos dos primeiros cadastros de egressos da Uninter no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), mais de 3,5 mil Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) foram contabilizadas. O número significativo foi divulgado pelo próprio conselho, em uma carta de congratulação enviada ao reitor Benhur Gaio, no dia 31 de dezembro de 2021.

“Esta importante data certamente simboliza a contribuição desta instituição de ensino para com a sociedade brasileira, em modo especial para com o Sistema Confea/Crea, colaborando com o Crea-PR em seu propósito de resguardar o interesse público e a ética no exercício das profissões das Engenharias, da Agronomia, das Geociências, das Tecnológicas e Técnicas, buscando sua valorização, através da excelência na regulamentação, organização e controle destas profissões”, afirma o texto do comunicado.

O conselho ainda salienta a importância da ART, documento pelo qual o profissional declara a responsabilidade técnica pela obra ou serviço, que serve também como comprovação de contrato entre as partes contratante e contratado. “A ART determina os limites da responsabilidade técnica de tal forma que o engenheiro responda pelas atividades técnicas que executou. Todos esses serviços registrados no CREA farão parte do acervo técnico e isso é parte integrante do portfólio”, complementa o professor Douglas Agostinho, coordenador do curso de Engenharia de Produção.

Todos os cursos de Engenharia da Uninter são cadastrados no Crea-PR, o que possibilita aos formandos a obtenção do registro profissional e o exercício legal da profissão. Diante do destaque recebido pelos egressos da Uninter, o diretor da Escola Superior Politécnica, Antônio Lázaro Conte, afirma que os coordenadores são “as estrelas” desta conquista.

“Muito gratificante para todos que participaram da formação desses jovens é saber e entender a relevância desses números, mas mais que isso é saber que eles foram bem preparados para um mercado altamente competitivo, rapidamente se colocaram nesse mercado e tiveram competências suficiente para desenvolver em pouco tempo tantas atividades para a sociedade, comprovadamente pelo volume tão expressivo de ARTs abertas”, diz Nelson Tadeu de Oliveira, coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial.

O diretor Antônio Conte lembra que é importante frisar que mais de 95% são egressos da educação a distância (EAD), e isso mostra que os ex-alunos estão trabalhando na profissão, crescendo profissionalmente e certamente “estão crescendo a nível pessoal e social”.

Nelson de Oliveira salienta que isso vem para comprovar aos incrédulos que é possível formar qualquer profissional e com muita qualidade usando essa modalidade de educação, desde que feita por quem conhece e tem experiência na área. “Esses números estão aí para comprovar que isso não só é possível, como também se faz formando profissionais muito atuantes e competentes, que estão aí para atender ao mercado de trabalho e a sociedade como um todo”, completa.

O professor Juliano de Mello Pedroso, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, explica que para formar engenheiros competentes foi montada uma estratégia de envio de todo o material didático para que os estudantes possam se desenvolver e executar os experimentos quantas vezes forem necessárias. “E foi um sucesso”, garante.

“Estes dados nos mostram que estamos no caminho certo. O fato de termos na equipe professores com vasta experiência de mercado, e os Laboratórios Portáteis Individuais (LPIs) para os alunos realizarem suas práticas, de fato são diferenciais”, afirma o professor Rafael Vilas Boas, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Software.

Juliano ressalta que é importante lembrar também do esforço realizado pelos alunos que optam pela graduação EAD. “Particularmente, como professor, me sinto honrado de mudar a vida das pessoas”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Escola Politécnica Uninter


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *