CPA aprimora as ferramentas de avaliação institucional da Uninter

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Em 2004, a lei 10.861 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), responsável por assegurar o processo de avaliação das instituições de ensino superior, incluindo os cursos de graduação. Em suma, esse sistema tem por finalidade promover a melhoria na qualidade da educação superior no Brasil, envolvendo pesquisas de opinião feitas com os estudantes.

Na Uninter, desde 2011 essa função avaliativa é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA). O setor é responsável por conduzir os processos de avaliação interna da instituição, que são sempre divulgadas, aplicadas e, em seguida, analisadas. O serviço procura agir com a maior transparência possível, dando publicidade aos dados levantados e contando com a participação dos estudantes e colaboradores de diversos setores da instituição.

Pensando em melhorar a utilização dos dados captados em suas pesquisas, a CPA desenvolveu uma nova ferramenta para auxiliar na análise dos resultados de indicadores que produz regularmente. O Power BI é uma ferramenta muito mais dinâmica para que coordenadores e diretores possam consultar dados referentes a avaliações internas. De acordo com Fagner Tito Ferreira, analista de operações acadêmicas da CPA, o programa tem o intuito de democratizar as informações através do compartilhamento de dados detalhados.

A divulgação dessa novidade foi feita por meio do workshop “Apresentação e utilização dos indicadores da CPA no Power BI”, que foi conduzido pelo presidente da CPA, Hélio Rubens Godoy Lechinewski. O evento também contou com a presença do reitor da Uninter, Benhur Gaio, e do vice-reitor, Jorge Luiz Bernardi. Para Benhur, o processo de autoavaliação é de extrema importância para a instituição, pois possibilita identificar o seu perfil e o significado de sua atuação.

Contando com a presença de dezenas de coordenadores e responsáveis da instituição, foi de responsabilidade de Fagner Tito apresentar a nova ferramenta e seu modo de uso durante o workshop. O mecanismo aprimora o processo avaliativo da instituição, detalhando o desempenho dos cursos em avaliações internas, apresentando dados comparativos com outros anos e criando a visualização global do rendimento, auxiliando os colaboradores a compreender cada vez mais sobre o papel e os objetivos do ensino da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *