Consumo equilibrado é o caminho para melhorar nossa qualidade de vida

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Sancionados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 metas globais envolvendo as dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais, e pretendem ser concretizadas até o ano de 2030.

O objetivo de número 12 se refere ao Consumo e Produção Responsáveis, que trata do uso de recursos naturais com parcimônia, da diminuição do desperdício de alimentos, redução da poluição e do volume de resíduos despejados, tanto por empresas quanto pela população.

Segundo o professor Alceli Alves, da Pós-graduação da Uninter, para se discutir a temática é importante entender que, mesmo separados, os ODS são complementares uns aos outros. Portanto, o ODS 2, que fala da Agricultura Sustentável e do Fome Zero, por exemplo, poderia facilmente ser relacionado ao aumento da produtividade buscado no ODS 12.

Alceli explica que para falar sobre “produção” em nível mundial, precisamos pensar no conceito de  Cadeia Global de Valor (CGV), englobando um ciclo produtivo que analisa desde o design de um produto até sua destinação final e o descarte de seus resíduos.

O sociólogo britânico John Elkington preconizou a análise dessa cadeia, no ano de 1994, quando criou o Tripé da Sustentabilidade. Os fatores são divididos em: 1. Social, com a inclusão de políticas públicas, direitos humanos, saúde e segurança; 2. Ambiental, focando na sustentabilidade de todo o planeta, com ações e políticas sustentáveis; e 3. Econômico, com transparência na contabilidade de uma organização, objetivos financeiros e governança corporativa.

“Ao longo desta cadeia percebemos diversos ‘nós’, que agregam valor em cada etapa da produção, criando oportunidades econômicas, sociais e inovadoras. Por isso é preciso que cada etapa seja analisada com suas intersecções e possibilidades conjuntas”, explica Alceli.

Obsolescência de produtos: de quem é a culpa?

Com a velocidade da transformação tecnológica e o desenvolvimento de produtos que se tornam obsoletos cada vez mais rápido, nossa sociedade tem um grande problema em relação ao consumo. Aumenta-se a frequência de descartes, gerando mais resíduos despejados no meio-ambiente e a necessidade de que novos produtos sejam produzidos.

Segundo a professora Elenita de Oliveira, é necessário que cada indivíduo perceba seu papel de transformador social do mundo ao seu redor, tendo consciência do que fazer e não fazer para melhorá-lo, mantendo o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade como consumidor.

Além disso, para estimular as ações sustentáveis, existem alguns conceitos que podem guiar a população em suas relações de consumo, como é o caso dos “três Rs”, que seriam “reduzir, reciclar e reutilizar”, ajudando a minimizar os possíveis efeitos negativos do consumismo. “Também é importante que para se tornar um cidadão consciente, se cultive essa ideia desde cedo, com o auxílio da educação nas escolas, que pode ser encontrada em outro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável”, conclui Elenita.

Elenita de Oliveira e Alceli Alves debateram o assunto durante a 12º live da Maratona de Pós-Graduação da Uninter “Transformando nosso mundo”. A transmissão foi realizada através do canal do Youtube do Grupo Uninter e contou ainda com as presenças dos professores Marcos Soares e Claudia Patrícia Garcia Pampolini, que também deixaram suas contribuições ao tema.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Instituto Centro de Vida/Creative Commons


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *