Consultoria global comprova que a Uninter é um excelente lugar para trabalhar

Autor: Arthur Salles, com Assessoria

“Ser reconhecida como organização de excelência para estudar, trabalhar e investir.” A visão institucional da Uninter acaba de atingir mais uma importante marca com a certificação Great Place To Work (Excelente Lugar Para Trabalhar, na tradução em português).

A atribuição do selo ocorreu no início deste mês, conferido pelo GPTWI (Great Place To Work Institute), e que representa a qualidade do ambiente de trabalho por meio de avaliação de seus profissionais. Sendo necessário ao menos 70% de satisfação organizacional para a conquista, o centro universitário obteve a média de 86% na soma de seus questionários.

Os quase 1.600 colaboradores da Uninter tiveram três semanas de julho para pontuarem 63 questões afirmativas que dizem respeito a cinco dimensões da instituição: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

A pesquisa busca estabelecer uma análise do clima organizacional, levando em conta a gestão e as práticas voltadas às pessoas e seu desenvolvimento. A avaliação também permite identificar os aspectos fortes e as oportunidades de melhoria dentro da empresa.

“O próximo passo deste trabalho é abrir os resultados da pesquisa de engajamento por diretoria, por área, definir um plano de ação corporativo e plano de ação por área, com o intuito de maximizarmos as nossas fortalezas e trabalhar as nossas deficiências”, comenta o gerente de Gestão de Pessoas, Joel Ziemann Ferruci.

Autonomia, remuneração, transparência, imparcialidade e credibilidade foram alguns outros fatores presentes na pesquisa. Programas de estímulo e apoio aos funcionários, como o de orientações sobre saúde física e emocional Tô bem, transmitido mensalmente pelo Univirtus, são exemplos concretos da preocupação com o bem estar entre empresa e colaborador no ambiente de trabalho.

“Ter como missão desenvolver e transformar pessoas por meio da educação, e a paixão dos nossos colaboradores em trabalhar na Uninter, foi o que nos impulsionou a esta conquista”, diz o coordenador de Gestão de Pessoas, Christiano Affonso. “O resultado é gratificante e vem coroar um trabalho realizado diariamente, com práticas de gestão de pessoas para ter um ambiente de trabalho saudável e de respeito”.

O GPTWI é uma consultoria global, atuante em 109 países ao redor do mundo e que auxilia empresas a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Neste ano, a organização certificou 2.307 empresas globais, distribuindo-as em diferentes classificações.

Em novembro deste ano, a Uninter concorrerá como uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná e, em 2022, ao ranking de uma das melhores para trabalhar no Brasil. O certificado é válido até julho de 2021, quando o centro universitário realizará uma nova pesquisa interna.

Um lugar de excelência

Desde março de 2020, quando o Brasil declarou a transmissão comunitária pelo novo coronavírus no país, muitas empresas fecharam suas portas e adotaram o trabalho em home office. Surgia aí um grande desafio para o mercado, preservar a saúde de seus trabalhadores e, ao mesmo tempo, mantê-los engajados em suas tarefas.

Algumas empresas agiram rapidamente, desenvolveram novos processos e conseguiram se destacar mesmo em meio a tantas incertezas. Este é o caso da Uninter, que no início deste mês, recebeu o selo de certificação do Great Place to Work (GPTW).

A certificação tem como propósito reconhecer se empresas possuem um ambiente considerado de excelência para se trabalhar, validando as ações de engajamento junto aos colaboradores. O GPTW é realizado anualmente em mais de 90 países e leva em consideração inúmeros critérios de análise, como o nível de confiança dos funcionários, oportunidades de desenvolvimento profissional, respeito, diversidade, boas práticas culturais, entre outros aspectos.

Na Uninter, a pesquisa foi respondida por mais de 1.200 colaboradores, onde obteve 86% de satisfação geral. Ter uma cultura organizacional que coloca os colaboradores na condição de protagonistas, somado a paixão por transformar pessoas através da educação, foram os pilares dessa conquista, destaca Ferruci.

“Este selo representa muito a todos nós. Temos orgulho, principalmente, pelo fato dos nossos colaboradores aprovarem as práticas de gestão de pessoas e a cultura organizacional, onde colocamos o ser humano no centro de tudo. O nosso compromisso é propiciar um ambiente de trabalho saudável, inclusivo, diverso e com oportunidades de crescimento”, afirma.

Engajamento a distância

Desde o início das atividades em teletrabalho, a Uninter disponibilizou todos os recursos necessários para que 100% de sua equipe realizasse o trabalho de suas casas, com total conforto e segurança. Ainda segundo Ferruci, todos os benefícios e ajudas de custos que recebiam no trabalho presencial foram mantidos.

Um amplo e eficaz processo de comunicação foi estruturado, mantendo clareza e objetividade entre as equipes. Em 17 meses de trabalho remoto, reuniões e encontros virtuais periódicos tem sido o centro desta comunicação eficaz. Institucionalmente mais de 30 lives foram realizadas, mantendo os colaboradores informados e atualizados.

O cuidado com a saúde também foi priorizado. “Intensificamos ações para cuidar e tratar da saúde emocional, tão prejudicada nesses meses de pandemia. Disponibilizamos atenção especial a todos os colaboradores acometidos pela covid-19, com suporte de médicos especializados e técnicos de enfermagem. Adotamos protocolos rigorosos e eficazes em todas as nossas unidades e campi, visando sempre o bem-estar dos colaboradores, alunos e parceiros”, conclui o gerente.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles, com Assessoria
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Alexandr Podvalny/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *