A história de Renato Gaúcho, o “Rei do rádio” que conta a história dos outros

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Renato Gaúcho é conhecido em Curitiba (PR) como “rei do rádio”. Na quarta-feira (23), deu uma aula de improviso e versatilidade durante a Semana de Comunicação promovida pelos alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Uninter, no campus Tiradentes da instituição, em Curitiba (PR).

Depois de dedicar 30 dos seus 38 anos de carreira à rádio Caiobá, recentemente ele passou a reforçar a programação da rádio 98 FM – ambas de Curitiba. Na Semana de Comunicação, Renato Gaúcho ministrou uma oficina de rádio para os alunos. Na ocasião, também falou do início da sua trajetória bem-sucedida no rádio.

Gaúcho de Porto Alegre, Renato Luiz Loss acompanhava as ondas do rádio desde os 11 anos e já sabia que iria seguir este caminho profissional. Para isso, contou aos estudantes que treinava todos os dias lendo jornais inteiros, para aprimorar a sua fala e locução.

Na juventude, ingressou no curso de Comunicação Social da PUC-RS, porém não concluiu a graduação. Durante a faculdade, batia na porta de várias rádios de Porto Alegre, buscando uma oportunidade profissional. Mas não foi fácil encontrar alguém que ouvisse o estudante.

Até que, por volta de 1981, o diretor da rádio princesa de Porto Alegre, Pedro Borba, parou para ouvir o jovem estudante de comunicação. Mas, mesmo assim, ainda levaram algumas semanas para que ele tivesse uma chance durante a programação. A chance não durou muito tempo, mas a persistência foi uma das lições apresentadas por ele na oficina.

Renato chegou de fato ao rádio quando leu um anúncio nos classificados do jornal Zero Hora, no qual se procurava um rapaz com boa cultura e com vontade de ser locutor. Ali começou a carreira profissional do radialista, que já completa 38 anos.

Contando um pouco sobre a ida de Porto Alegre para Curitiba, usou o “improviso” (tema da Semana de Comunicação) para seguir no rádio. Ele e o colega Marcelo haviam saído da rádio em que trabalhavam, na capital gaúcha. Foram para a rodoviária e ali escolheram o destino. Seria São Paulo ou Rio de Janeiro. “Tiramos no par ou ímpar. Eu era São Paulo e ele Rio de Janeiro. E deu São Paulo”, conta.

Foram para a capital paulista e ficaram três dias por lá buscando emprego. Já sem dinheiro para se manter na cidade, foram até a Rádio Jovem Pan, onde informaram a eles uma oportunidade em Curitiba, e ambos não pensaram duas vezes. No mesmo dia embarcaram para o Paraná, onde Renato construiu sua carreira profissional e está até hoje, conhecido como o “Rei do Rádio”.

Durante a oficina para os estudantes, enfatizou que estar pronto para quando as oportunidades surgirem é um dos principais elementos para não se deixar escapar uma boa chance. Todas as vezes que ele conseguiu uma brecha para mostrar seu talento, estava pronto devido ao tempo dedicado aos treinamentos que fazia sozinho, como ler e reler jornais durante dias. “Fazendo aquilo que se quer fazer, repetidas vezes”, diz o radialista.

Seus quadros mais famosos no rádio são “O Horóscopo do Dia” e “A Música da Minha Vida”, no qual lê histórias enviadas pelos ouvintes, acompanhadas de uma música que compõe o enredo da história. Renato também contou quanto o estudo e a prática o ajudaram para que o sucesso dessa programação se tornassem a sua marca.

Ele ensinou aos alunos que busca ler as histórias de forma mais natural possível, para que a sensação de que aquilo é real seja maior ainda. Ao final da oficina, os participantes escreveram pequenas histórias, que poderiam ser reais ou não. Renato Gaúcho leu algumas e mostrou técnicas para se contar uma boa história.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo


1 thought on “A história de Renato Gaúcho, o “Rei do rádio” que conta a história dos outros

  1. Muito bom o artigo do Renato Gaúcho. São testemunhos de lições de vida que nos ajudam a nunca desistir. Sou contabilista há mais de 40 anos e em Dezembro/2020 tirei minha carteira de radialista profissional junto ao Sindiradio e DRT/PR. Sempre gostei de rádio e estou em busca de uma oportunidade de ser locutor em Curitiba. Já tive programa de rádio custeado por mim mesmo no de 1996 na rádio Cultura OC de Foz do Iguaçu. Foi minha primeira experiência e não desisto dos meus sonhos. Boa sorte a todos os apaixonados por rádio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *